Esportes

HMC realiza simulados de incêndio e evacuação

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier e o Hospital Márcio Cunha se preparam para passar pelo processo de certificação da NIAHO/DIAS (National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations/Det Norske Veritas International Accreditation Standard), a norma de acreditação hospitalar internacional desenvolvida a partir de padrões americanos de segurança assistencial e de infraestrutura.

Nesse processo, uma das iniciativas necessárias para atender tanto às exigências da norma quanto à instrução técnica do Corpo de Bombeiros é a instalação do Plano de Intervenção de Incêndio, que prevê a realização de simulados de incêndio e evacuação nas unidades do Hospital Márcio Cunha.

Nesta sexta, dia 3, a Unidade I (no Bairro das Águas) é a primeira a passar pelo simulado, sem interromper as atividades do hospital. Serão envolvidas diretamente cerca de 120 pessoas, entre colaboradores da FSFX, equipes de enfermagem, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar e do Corpo de Bombeiros Civil da Usiminas, entre outros.

O exercício encenará um incêndio em um apartamento do 4º andar e o seu devido combate, bem como o resgate de eventuais vítimas e a evacuação de todos os demais para um local seguro por toda a equipe de colaboradores e brigadistas de incêndio da instituição. Na simulação, colaboradores farão o papel de acompanhantes e clientes. Em nenhum momento, os pacientes serão envolvidos.

Toda a ação será cronometrada e acompanhada por observadores, que verificarão a maneira de proceder dos envolvidos durante as atividades e se a evacuação atende aos requisitos legais.

Orientações ao público
 
Durante o simulado, o fluxo de atendimentos na Unidade I do Hospital Márcio Cunha não será interrompido. Consultas, exames e visitas, por exemplo, continuam normalmente. Contudo, a orientação aos clientes que por lá passarem na manhã desta sexta-feira é ter cautela.

O acesso a elevadores e alguns corredores estarão bloqueados por alguns minutos. “Por isso, é preciso que os clientes tenham calma, aguardem em seus lugares o término das ações antes de acessar uma área bloqueada e, principalmente, que sigam as orientações dos profissionais, prontos para esclarecer dúvidas”, ressalta a engenheira de Segurança do Trabalho, Marilândia Loures.

 As outras Unidades do HMC também passarão pela simulação. No dia 9, será a vez da Unidade II (no bairro Bom Retiro) e, no dia 10, das Unidades de Oncologia (bairro Ferroviários) e da Unidade de Medicina Diagnóstica (bairro Ideal).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com