Cidades

HMC é referência contra o câncer

IPATINGA – Expresso também por meio da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), o compromisso da Usiminas com o Vale do Aço ganhou grandes aliados em 2014, ano em que a empresa completa 52 anos de história na região. Referência para cerca de um milhão de habitantes do Leste mineiro, em mais de 50 municípios, a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha (HMC) está passando por uma ampliação da sua capacidade de atendimento. São R$ 11,7 milhões em investimentos para melhorias na infraestrutura física e para aquisição de dois novos equipamentos de radioterapia.

De acordo com informações do HMC, os números relacionados ao câncer no Vale do Aço chamam a atenção. A cada ano, serão registrados cerca de 1200 novos casos da doença na região. No país, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), este número deve chegar a 576 mil pessoas. As estimativas revelam um diagnóstico claro, quando o assunto em questão é o câncer: é preciso investir cada vez mais em prevenção, orientação e tratamentos eficazes contra a doença.

A boa notícia é que as obras na Fundação São Francisco Xavier – instituição criada pela Usiminas e que administra o hospital – tiveram início em março deste ano, e o primeiro de dois aceleradores lineares comprados pela Fundação já está em processo de montagem.  O equipamento é capaz de executar tratamentos em qualquer parte do corpo do paciente, ao produzir radiação de alta energia e alta capacidade de penetração e interação com o organismo.

Referência na região, a Unidade de Oncologia do HMC realiza atualmente quase 17 mil radioterapias por ano.  Com os novos aceleradores, a capacidade de atendimento vai dobrar e os atendimentos diários vão passar de 90 para 180, incluindo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), da Usisaúde e de convênios, eliminando filas de espera.

“Ao investir em acesso para população a tratamentos mais eficazes contra o câncer, a partir de recursos próprios e recursos captados junto ao Ministério da Saúde, ao Governo do Estado e as empresas, como a Usiminas, a Fundação apresenta-se como modelo de parceria bem sucedida com a comunidade, reforçando a atuação de uma gestão socialmente responsável”, ressalta o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com