Cidades

HMC atinge limite da capacidade de atendimento ao SUS

Hospital enfrenta cenário de superlotação e algumas transferências ficam comprometidas

IPATINGA – A situação crítica vivenciada pelo setor de saúde em Minas Gerais, nos últimos meses, tem exigido do Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), adoção de medidas para garantir assistência adequada à população. Diante do cenário atual, mesmo com todos os esforços feitos pela unidade, como o aumento do número de leitos destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), algumas transferências têm sido comprometidas devido à alta demanda da população. O Márcio Cunha é referência para atendimentos de emergências e alta complexidade para 1,6 milhões de habitantes de 88 municípios das regiões Leste e Nordeste de MG.

REPASSES ATRASADOS

Além do aumento significativo da demanda de pacientes, ocasionado pela restrição de atendimento hospitalar em alguns municípios da região, o HMC tem sofrido com o cenário econômico do Estado de Minas Gerais, materializado pelos atrasos nos repasses dos recursos dos atendimentos realizados e dos programas hospitalares. Ainda assim, o hospital continua recebendo pacientes SUS que necessitam de atendimento. O Márcio Cunha conta com 290 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde e, atualmente, a taxa geral de ocupação da unidade é de 98%. Em algumas áreas, como internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a capacidade de atendimento já extrapolou os 100%. Para tentar suprir a demanda existente, 10 novos leitos de internação foram destinados para receber os pacientes do SUS.

ACIMA DA CAPACIDADE

Durante o final de semana, mesmo atingindo a superlotação, de 23 a 25 de agosto, o Hospital Márcio Cunha admitiu 28 pacientes nos seus leitos de internação. Sendo que desse montante, 24 são do município de Ipatinga e o restante das cidades de Timóteo, Caratinga e Teófilo Otoni. “Atualmente, o hospital está atendendo acima de sua capacidade instalada. Mesmo diante de um quadro de superlotação, os atendimentos de urgência, emergência e alta complexidade estão sendo mantidos”, afirma Thatiane Olivier Ticom, superintendente do Hospital Márcio Cunha.

OFÍCIO

Para informar sobre o cenário alarmante de superlotação, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) enviou um ofício à Superintendência Regional de Saúde, relatando a situação do Hospital Márcio Cunha e o risco assistencial. “Temos nos mobilizado junto ao Estado para buscar soluções para a grave situação assistencial e também para os pagamentos em atraso que já são superiores a R$ 33 milhões, essenciais para garantir uma prestação de serviços com segurança e qualidade”, ressalta Thatiane.

O superintendente regional de saúde, Ernany de Oliveira Duque Júnior, esteve no HMC na tarde de ontem (26), junto a sua equipe para visitar a unidade. O superintendente visitou as áreas onde estão disponíveis os novos leitos para os pacientes do SUS, que são a Unidade de Terapia Intensiva e a enfermaria localizada no 2º andar do HMC I.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com