Cidades

HMC alerta sobre riscos do câncer de próstata

(Crédito: João Rabêlo)

 

IPATINGA – Em diversos países de todo o mundo, novembro é considerado o mês de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de próstata e do tratamento. É o movimento “Novembro Azul”, dedicado às ações relacionadas à saúde do homem. Em adesão à campanha, a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas querem chamar a atenção de todos sobre o assunto.

Por isso, durante todo o mês, a fachada do Pronto-Socorro do Hospital Márcio Cunha será colorida à noite com a cor da campanha. A intenção não é apenas sensibilizar a classe masculina, mas também as mulheres, que podem auxiliar no alerta a namorados, maridos, pais, filhos e irmãos.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Somente entre 2012 e 2013, foram apontados 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. A próstata é uma glândula localizada próxima à bexiga, responsável por produzir um líquido que nutre os espermatozoides produzidos nos testículos. O resultado final é o sêmen. Com o avanço da idade e com o aparecimento de alguma doença no órgão, como câncer, seu tamanho pode aumentar, comprometendo tais funções do organismo.

“O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que inicialmente não apresenta nenhum sintoma. Porém, quando em estágio avançado, manifesta-se através da dificuldade para urinar, de sangramento urinário, além de dores intensas. Sendo assim, o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta a chance de vida do homem que se preocupa com ele e, principalmente, com a família. Os exames preventivos são simples e podem poupar muito sofrimento”, explica o urologista do Hospital Márcio Cunha, Renato Cunha. A detecção precoce do câncer de próstata é fundamental para o tratamento, visto que, nessa fase, 90% dos casos são curáveis. 
 
EXAME
A maneira correta de fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata é através do exame de toque retal e do exame de sangue para dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA), substância produzida pelas células da próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com base em trabalhos científicos publicados nos últimos anos, recomenda que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para negros e homens com casos na família. O “Novembro Azul” visa derrubar o preconceito em relação ao exame com o médico urologista, considerado ainda o maior inimigo de muitos homens, porém, essencial para quem deseja levar uma vida mais saudável.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com