Cidades

Hemominas apresenta projeto do Hemonúcleo

Secom PMI

IPATINGA – O secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, recebeu a visita da presidente da Fundação Hemominas, Junia Guimarães Mourão Cioffi e sua equipe técnica. O motivo foi a apresentação do projeto e do cronograma de obras para implantação do Hemonúcleo de Ipatinga. Na sexta-feira (18), a comitiva conheceu o terreno cedido pelo município que vai abrigar as futuras instalações do serviço regional.

A unidade do Hemominas em Ipatinga vai suprir a necessidade de hemoderivados de todo o Vale do Aço. Com isso, tratamento de pacientes hemofílicos, atendimentos de casos de transfusão e fornecimento de sangue para estabelecimentos de saúde passarão a ser realizados em Ipatinga. Hoje, praticamente toda a demanda gerada pela região do Vale do Aço é suprida pelo Hemocentro regional de Governador Valadares, a 100 quilômetros de Ipatinga.

O hemonúcleo vai ocupar uma área de 3,7 mil metros quadrados no bairro Ferroviários, ao lado Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR). O termo de cessão da área foi assinado pela prefeita Cecília Ferramenta em abril de 2014 (Lei Municipal 3.317/2014). O investimento estimado para implantação da unidade do Hemominas em Ipatinga é de R$ 6 milhões, com recursos do governo do Estado.

“Viemos à Ipatinga conhecer a área que vai abrigar o núcleo. Os recursos já estão assegurados e os projetos em fase de elaboração. Por se tratar de uma obra, a expectativa é entregá-lo em dois anos”, afirmou Júnia Cioffi em visita à cidade.

Participaram da reunião, o superintendente Regional de Saúde (SRS-MG/Coronel Fabriciano), Wagner Barbalho, a gerente de Assistência do Hospital Márcio Cunha, Ana Rosa dos Santos, além da diretora de Atuação Estratégica, Kelly Nogueira Guerra, do Técnico Científico do Hemominas, Fernando Basques, e do secretário adjunto de Saúde de Ipatinga, Waldemar Dias de Araújo.

Posto de coleta em Ipatinga

Durante o encontro, a equipe da Fundação Hemominas apresentou a proposta de implantação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) para Ipatinga. O objetivo é ofertar serviços de captação e coleta de sangue na própria região. De acordo com o projeto, o PACE de Ipatinga contaria com estrutura suficiente para captar 80 bolsas/dia. O sangue doado continuaria a ser processado pelo hemocentro em Governador Valadares e distribuído para os hospitais da região.

Hoje, no Vale do Aço, apenas o Hospital Márcio Cunha possuiu posto de coleta e banco de sangue, com produção média de 25 bolsas/dia. O volume é destinado à demanda interna da própria instituição. Já os demais hospitais que usam os estoques do Hemominas – Municipal de Ipatinga, São Camilo (Coronel Fabriciano), Vital Brazil (Timóteo) e Unimed (Ipatinga e Coronel Fabriciano) – precisam buscar as bolsas e encaminhar doadores ao Hemocentro regional de Governador Valadares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com