Cultura

Grupos Dança-dor e In-Cena realizam o projeto “Lá e Cá”

Cena de “Figo – O fruto amputado de mim”, que será apresentado em Teófilo Otoni no contexto do projeto “Lá e Cá”    (Crédtio: Divulgação)

 

IPATINGA – O Núcleo de Dança-dor faz parceria com o Grupo In-Cena de Teatro (Teófilo Otoni) com um projeto chamado “Lá e Cá”, que consiste na realização de ações artísticas entre as cidades. Neste fim de semana (19 e 20) de maio, o Núcleo dará início a essa parceria, realizando a oficina O papel do corpo no corpo do ator/para um corpo que dança/fala e o espetáculo “Figo – O fruto amputado de mim”, na cidade de Teófilo Otoni. Em setembro é a vez do Grupo In-Cena de Teatro vir a Ipatinga para a realização de uma oficina sobre Dramaturgia do corpo e apresentação do espetáculo “Em algum lugar”. A iniciativa conta com o apoio/parceria do Instituto Cultural Usiminas.

ESPETÁCULO
“Figo – O fruto amputado de mim” é um espetáculo de dança-teatro inspirado na melancólica obra do poeta português Antonio Nobre, que reflete sobre a condição humana. O poeta, falecido em 1900, aos 33 anos, escreveu densamente de forma melancólica e sombria – sua poesia se enquadra na corrente simbolista, em que o subjetivismo fala mais alto que a análise objetiva do ambiente. O amargor de sua obra se acentuou quando Nobre foi diagnosticado com tuberculose, que o levou à morte. A doença o tornou ainda mais desiludido e o fez escrever sobre a decadência do corpo e o sofrimento da alma privada do eterno – o misticismo é outra forte característica do simbolismo.
Inspirados no ambiente reflexivo do autor, os intérpretes criadores, Deiverson Tófano, Ivanilda Calixto, Chrika de Oliveira e Gessé Rosa incluem os espectadores numa esfera poética, mas que busca a sinceridade nas ações. Essa sinceridade – típica do Núcleo e do coreógrafo – apresenta sequências e momentos críticos da existência humana, buscando provocar saudáveis crises nos espectadores e entender a dor que ronda o ser humano.

SERVIÇO
Inscrições e informações para a oficina:
Fone: 033 8816-7707 (Teófilo Otoni)
Espetáculo de Dança Teatro: Figo – O fruto amputado de mim
Onde: SESC Teófilo Otoni
Avenida Alberto Laender, 217 – Centro
Quando:
Oficina – 19/05 – 9h às 13h e 14h30 às 18h30
20/05 – 9h às 13h
Espetáculo – 20/05 – Às 19h
Realização: Núcleo de Dança-Dor

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com