Cultura

Grupo UBEC oferece cursos livres gratuitos e on-line

Projeto “Esperançar Católica EaD” abrange a oferta de cursos de curta duração, com certificação de extensão universitária e que tratam de temas relevantes para a sociedade

CEL. FABRICIANO – Neste período de distanciamento social, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), lançou o Projeto Esperançar. A iniciativa é ofertada por meio da Católica EaD – Universidade Católica de Brasília (UCB), com o apoio da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e parceria da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade.

O projeto já conta com mais de 3.500 inscrições e está disponível por meio de plataforma digital ead.catolica.edu.br/esperancar. A ação tem o propósito de ofertar diversos cursos livres, de extensão universitária, de forma totalmente gratuita para todas as pessoas – promovendo assim, amplo acesso à informação e ao conhecimento. Todos os cursos, com duração de 40 horas, têm estreita relação com a identidade e a missão do grupo educacional e serão certificados pela UCB.

Em um cenário complexo e desafiador, onde as pessoas necessitam permanecer em casa para conter a proliferação da pandemia do novo coronavírus, a educação a distância se potencializa e se torna, mais do que nunca, uma grande aliada no desenvolvimento educacional. O especialista de pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto A. Silva, explica que o Projeto Esperançar e seus conteúdos estão em profunda comunhão e alinhamento com a missão da UBEC, além de representar um intenso compromisso institucional com a educação e com a missão da Igreja Católica.

“O intuito institucional é que os cursos cheguem a todos os nossos estudantes, colaboradores, associadas e comunidades onde atuamos. O projeto também é destinado a todas as pessoas que desejarem se aprofundar em temas relacionados com a nossa missão e nosso jeito de evangelizar e transformar o mundo por meio da educação. A iniciativa é aberta a todo o público”, esclarece Joaquim.

O projeto foi concebido a partir de cursos inicialmente organizados e promovidos pelo Unileste, pertencente ao Grupo UBEC. A diretora executiva de Educação e Expansão do Grupo, Dra. Roberta Gontijo, aponta que “o momento de lançamento deste relevante projeto é oportuno, pois esperançar é o que mais precisamos neste delicado tempo da humanidade. Espero, portanto, que os cursos sejam contribuição na sociedade e que possam dialogar sobre alteridade, identidade, multiculturalismo e relações de saber-poder com todos os interessados”, ressalta a diretora.

A inspiração para nomear o projeto com o título “Esperançar”, surgiu da grande referência em educação no Brasil: Paulo Freire. Joaquim Alberto afirma que o conteúdo dos cursos livres é pensado em uma educação que seja desenvolvida a partir de práticas pedagógicas que promovam a liberdade e esperança de todas as pessoas envolvidas.

Para o lançamento do projeto, os cursos disponíveis na plataforma digital são: Direitos Humanos; Fraternidade e Políticas Públicas; Gênero, Lutas e Conquistas; Quantas cores têm a escola?; Migrações Contemporâneas e Refúgio; e Gestão Ambiental. “Já possuímos uma programação para a inserção de novos cursos. Acrescentaremos cada vez mais conteúdos, sempre com uma proposta educativa alinhada com os nossos valores e identidade institucionais. Os próximos cursos a serem ofertados serão sobre: felicidade e bem viver; ecologia integral: humanismo solidário e sustentabilidade; libras; teologia da libertação e tecnologia e sustentabilidade”, informa o especialista de pastoralidade do Grupo UBEC.

Serviço

Projeto Esperançar: cursos livres gratuitos e on-line

Temas: Direitos Humanos; Fraternidade e Políticas Públicas; Gêneros, Lutas e Conquistas; Gestão Ambiental; Migrações Contemporâneas e Refúgio e Quantas Cores Tem a Escola

Duração: 40h

Onde acessar: ead.catolica.edu.br/esperancar

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com