Cidades

Grupo de Mendes faz maioria em Timóteo

A composição da Câmara de Timóteo em 2013 vai conter 15 vagas, das quais 10 compunham a coligação de Sérgio Mendes

TIMÓTEO – O cenário na Câmara de Timóteo para 2013 vai ser de renovação, já que na próxima legislatura, dos 15 vereadores, nove não tinham mandato. Apesar do aumento de 50% no número de cadeiras na Casa, antes eram 10, seis vereadores conseguiram se reeleger.
Os parlamentares que permanecem no Legislativo são: Douglas Willkys (PSB), José Vespasiano – Vespa (PT), Guaraciaba Martins (PMDB), Virginia Scarpati (PDT), Geraldo Nanico (PSD) e José Constantino (PSD).
A margem de reeleição foi de 60%. Dos atuais vereadores, apenas dois não disputaram uma vaga na Casa, são eles Marcilio Magalhães (PSD) e o prefeito eleito Keisson Drumond. Os atuais parlamentares que não conquistaram votos suficientes para emplacar um novo mandato foram Wanderley Nobre (PSB) e Willian Salim (PPS).
Os vereadores eleitos com novos mandatos para 2013 são: Zizinho (PR), Wladimir Careca (PR), Lelé (PSD), Moacir de Castro (PTB), Binha (PSB), Michael Jackson (PT), Adriano Alvarenga (PSB), Reginaldo da Fast (PMDB) e Natinho (PSOL).

COMPOSIÇÃO
O grupo que fez mais cadeiras na Câmara de Timóteo é o do atual prefeito Sérgio Mendes (PSB), que conquistou 10 das 15 cadeiras existentes na Casa. Os aliados eleitos, conforme a coligação, são Douglas Willkys, Virgínia Scarpatti, Geraldo Moreira – Nanico, José Constantino – Coronel, Zizinho, Wladimir Careca, Lelé, Moacir de Castro, Binha e Adriano Alvarenga.
Já a coligação do prefeito eleito Keisson elegeu cinco vereadores: Michael Jackson, Reginaldo da Fast, Natinho, José Vespasiano – Vespa, e Guaraciaba Gomes.

SECRETÁRIO

O advogado Moacir de Castro chegou a assumir uma cadeira no Legislativo em 2009 durante o período em que José Constantino (Coronel) ocupou o cargo de secretário de governo na gestão do ex-prefeito Geraldo Hilário (PSC). O parlamentar era o 1° suplente e saiu quando Coronel pediu exoneração do cargo comissionado, antes da cassação do médico.


Presidente da Casa foi o mais votado
Timóteo
– O vereador Douglas Willkys (PSB) foi o eleito mais votado eleições municipais deste ano, com 1.270 votos. Nas eleições de 2008, ele foi considerado o vereador mais jovem dos últimos 30 anos na cidade e no estado de Minas Gerais. Com 21 anos, foi eleito para seu primeiro mandato com 1076 votos.
Virou presidente da Câmara, em 2011, aos 23 anos. Em conversa com a reportagem, Douglas disse ter ficado surpreso com a votação, já que a disputa deste ano tinha mais vereadores que em 2008.
“Sinto um misto de alegria e satisfação por todas as pessoas que me ajudaram, isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade com a população. Tenho feito um mandato responsável”, falou.
Quanto foi eleito em 2008, Willkys era do partido de oposição ao então prefeito Geraldo Hilário. Após a reviravolta jurídica, acabou ingressando no bloco se sustentação do atual governo de Sérgio Mendes (PSB).
Ele avaliou que cumpriu seu papel com ética nesses dois momentos distintos. E ainda que pautou sua avaliação no que era melhor para a cidade. Aprovou importantes projetos para a cidade, como o plano de saneamento.

Ações
À frente da presidência do Legislativo, Douglas Willkys recebeu a missão de preparar as dependências da Casa para receber mais cinco vereadores, em um cenário econômico de queda na arrecadação. Mas ele garantiu que os novos companheiros terão estrutura para trabalhar e atender à população. “Vamos deixar tudo preparado para que o próximo presidente não encontre a casa com problemas. Promovemos mudanças que darão ao servidor público mais comodidade e acessibilidade para a comunidade”, revelou.
As obras de modificação no anexo da Câmara ainda não foram concluídas. Contudo, Willkys adiantou que os gabinetes dos vereadores se concentrarão no primeiro andar da edificação.
Outra importante ação feita em seu mandato como presidente da Casa foi gestão de transparência. Agora no Legislativo todos os gastos são publicados no Portal da Transparência.
As reuniões de votação em Timóteo são transmitidas em tempo real, coisa que nenhuma câmara da região implementou ainda. O fim do voto secreto também foi viabilizado por Douglas.

Futuro
Sobre as ações para seu segundo mandato, o vereador disse que trabalhar para que as pessoas conheçam com mais propriedade o papel do parlamentar. “Só com a educação das crianças e dos jovens é que vamos conseguir desconstruir essa impressão que as pessoas têm de que o vereador serve para troca de favores. Ninguém imagina realmente o que cabe a nós aqui na Casa. Só é possível fazer isso com a conscientização, é a nosso desafio”, falou. Douglas Willkys (PSB) tem 25 anos e é morador do Distrito de Cachoeira do Vale. Formado em Administração de Empresas e aluno de Gestão Pública.

 


Douglas Willkys foi o vereador mais votado em Timóteo, com 1.270 votos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com