Cultura

Grandes nomes do axé trocam Bahia por Minas

BH – Vários artistas consagrados do axé music irão se apresentar este ano no carnaval mineiro. Entre outras, a banda Chiclete com Banana e Olodum cantam em Ouro Preto, enquanto Banda Eva e Tomate se apresentam em Muzambinho. Os 30 anos do axé music serão comemorados no próximo mês e o ano que marca as três décadas do ritmo baiano terá um carnaval atípico em Salvador.

É que pela primeira vez grandes nomes do axé deixam a capital da folia durante o carnaval para se apresentarem em outras cidades. A Banda Eva e Tomate vão cantar no Bloco Vermes & Cia, em Muzambinho, Sul de Minas. Chiclete com Banana e Olodum são atrações confirmadas no Bloco Ouro Folia em Ouro Preto, cidade mineira que está entre os dez maiores carnavais do Brasil. Já Claudia Leitte desfila no carnaval carioca e canta em Santa Rita do Sapucaí, cidade sul mineira. Ivete Sangalo e Alinne Rosa, ex-vocalista do Cheiro de Amor, se apresentam no interior de São Paulo.

Os artistas negam que exista uma crise no ritmo e afirmam que a escolha de se apresentar fora de Salvador é uma maneira de levar o axé music para outros estados. “Não acho que seja uma crise, o Carnaval da Bahia é muito grande e todas as atrações baianas estão lá. Existe uma quantidade enorme de blocos de todos os tipos que completam o Carnaval. Logo, se um artista sai um ou dois dias de Salvador para mostrar seu trabalho em outras cidades, não altera muito a dinâmica do Carnaval baiano”, afirma Rafa Chaves, vocalista do Chiclete com Banana.

A Banda Eva é atração confirmada no Bloco Vermes & Cia, em Muzambinho. O grupo baiano também canta no Bloco Nu Outro e no Bloco Eva, ambos em Salvador. Para o vocalista do grupo, Felipe Pezzoni, sair de Salvador durante o Carnaval também é uma maneira de expandir a carreira. “É bacana também difundir o nosso som, o nosso Carnaval em outros estados. Minas Gerais consome axé o ano inteiro e os mineiros têm uma energia muito similar com a do público baiano. É bom levarmos a nossa música para outros públicos”, conta o artista.

TRÊS DÉCADAS
O axé music está comemorando 30 anos de história. Em 1985, Luiz Caldas, considerado o pai do axé, emplacou a música “Fricote” em todas as rádios do país e o hit é considerado o primeiro grande sucesso do ritmo baiano. Com o passar dos anos novos artistas foram surgindo e fortalecendo o movimento como Sarajane, Daniela Mercury, Asa de Águia e Cheiro de Amor.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com