Cidades

Governo Robson conclui licitação para obras da UPA

Prefeito Robson assina ordem de serviço juntamente com secretários municipais; engenheiros responsáveis pela obra acompanharam a reunião     (Crédito: José Barbosa-ACS-PMI)

IPATINGA – O processo licitatório para a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) foi concluído e as obras devem ter início nos próximos dias, afirma o Governo Robson. Os investimentos previstos giram em torno de R$ 7 milhões, além dos recursos viabilizados pelo município. A construção da UPA 24h, no bairro Canaã, é uma parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.
Nesta quarta-feira (17), o prefeito Robson Gomes (PPS) juntamente com os secretários de Saúde, Wagner Barbalho, e de Obras Públicas, Douglas Prado, receberam engenheiros da empresa que vão executar o projeto. “Lutamos tanto por esta Unidade de Pronto Atendimento e hoje ela se torna realidade. Em meio a todas as dificuldades, este projeto, que é um anseio da população, sai do papel”, revela Robson Gomes.
A UPA tipo 3 a ser instalada em Ipatinga é destinada a cidades que tem entre 200 a 300 mil habitantes. Este modelo é mais complexo e é destinado a atendimentos e procedimentos de urgência e emergência com complexidade diferente de um hospital. Porém, é superior à de uma Unidade Básica de Saúde.
“O terreno foi doado pelo município e a UPA beneficiará munícipes da microrregião de Ipatinga, cerca de 500 mil habitantes, podendo atender até 450 pacientes por dia. O corpo clínico terá médicos clínicos e pediatras, dentista, sala de raio X, eletrocardiograma e outros diagnósticos que serão feitos de forma imediata, de acordo com a necessidade do paciente”, enfatiza o secretário de Saúde, Wagner Barbalho.

UPA
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Elas são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como algumas vítimas de acidentes, e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com