Policia

Governo promove encontro regional de Polícia Comunitária em Ipatinga

IPATINGA – O 14º Batalhão da PM de Ipatinga sedia, nesta terça-feira (10), mais um Encontro Regional de Polícia Comunitária promovido pelo governo estadual para discutir a política de segurança pública e qualificar as forças policiais e representantes de entidades e órgãos da sociedade civil. O evento será aberto às 9h30, no auditório da unidade da Polícia Militar, localizada no bairro Vila Celeste.
Servidores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Secretaria de Segurança Pública e a sociedade civil de várias cidades do Vale do Aço, além de representantes de Rede de Vizinhos Protegidos e Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps) estarão reunidos ao longo de todo o dia na sede do 14º Batalhão, participando de uma intensa programação que visa a fortalecer e ampliar a filosofia e a estratégia de Polícia Comunitária em Minas Gerais.

BOAS PRÁTICAS

O encontro de Ipatinga é o oitavo organizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), que já aconteceu em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Teófilo Otoni, Unaí, Divinópolis e Montes Claros. Coordenado por técnicos da Escola Integrada de Segurança Pública, o evento visa a capacitar profissionais da área e representantes da sociedade civil para integração no combate à criminalidade.
Trocar experiências e boas práticas de polícia comunitária são alguns dos objetivos do encontro promovido pelo governo mineiro. Conforme a diretora de Ensino Integrado da Escola de Segurança Pública de MG,Shirley Alexandra Ferreira, que estará em Ipatinga nesta terça-feira, o objetivo é levar o treinamento para todas as regiões do estado, capacitando um total de 1.800 pessoas.

O QUE POLÍCIA COMUNITÁRIA?

O que é polícia comunitária e como funciona a polícia cidadã? Estas são as primeiras perguntas que a sociedade faz ao ouvir falar do assunto. E é pra trocar experiências e entender o conceito de polícia comunitária que, nesta terça-feira, o governo mineiro promove mais um encontro em Ipatinga. Na pauta, a filosofia e as estratégias de atuação da Polícia Comunitária em Minas Gerais.
Conforme a Secretaria de Estado Segurança Pública, essa capacitação vai além da transmissão de conceitos e aprendizados sobre o que é polícia comunitária. No centro das discussões, a adoção de ações estratégicas para adaptar essa filosofia trazida de outros países. Por meio dessa estratégia, a expectativa é de criar uma moderna ferramenta de gestão para melhorar a segurança pública no estado e estabelecer novos parâmetros para nortear o trabalho das forças policiais.
Uma das propostas para aumentar a proximidade entre as forças de segurança e a sociedade do Vale do Aço é o sistema “Celular Seguro” – uma plataforma disponível no site da Polícia Militar em que o cidadão preenche um cadastro com informações pessoais e do seu aparelho celular. Em caso de roubo ou furto do aparelho, a pessoa pode recuperar o telefone se a polícia encontrar o aparelho se o mesmo estiver cadastrado no sistema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com