Cidades

Governo municipal realiza entrega de carteiras a artesãos

Credencial possibilita ao profissional diversos benefícios como isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e participação nas feiras de todo o Brasil

 

IPATINGA – Mais de 80 artesãos de Ipatinga participaram da cerimônia oficial da entrega das Carteiras do Artesão, promovida pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O evento aconteceu na Casa do Artesão, localizada no Novo Centro.

Na oportunidade, os profissionais do artesanato de Ipatinga e região receberam a credencial, que faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Em julho deste ano, os profissionais foram convocados para participar do Mutirão do Cadastramento do Artesão promovido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga e a Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (SEEDIF).

A Carteira Nacional do Artesão traz benefícios como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, participação em programas de editais públicos e privados, em alguns casos. O documento foi emitido de forma gratuita e é valido em todo território nacional.

Cleber Oliveira Dias, de 84 anos, que está na profissão há mais de 70 anos, foi convidado a ser o primeiro artesão a receber a carteira e também recebeu uma homenagem.

“Essa carteirinha mostra que nunca podemos desistir dos nossos sonhos. Na idade que estou, hoje, estou honrado de ter em mãos esse documento com que sempre sonhei. Lutei muito por essa conquista e hoje tenho a honra de simbolicamente receber a carteira em nome de todos os artesãos”, celebrou.

Cleber Oliveira Dias, de 84 anos, que está na profissão há mais de 70 anos, foi convidado a ser o primeiro artesão a receber a carteira e também recebeu uma homenagem

PROFISSIONALISMO

A secretária Adjunta de Cultura, Esporte e Lazer do município, Élida Azevedo, pontuou que “ações como esta reafirmam o compromisso da administração municipal com esse público, gerando novas oportunidades e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do artesanato ipatinguense”.

A vice-diretora da Casa do Artesão, Célia Xavier, ressalta que a chegada dessa carteira torna o artesão de Ipatinga um profissional reconhecido. “O documento profissionalizante garante aos artesãos a isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas. Além de poder trabalhar com exposição de seu trabalho para feiras de artesanato realizadas em todo o país”.

CASA DO ARTESÃO

A Casa do Artesão – Matizes está localizada na avenida Macapá, n° 6, ao lado da motopista do Novo Centro, e funciona regularmente de 9h às 17h. No espaço há um centro de exposição e venda de produtos feitos por vários grupos de artesãos.

A Casa do Artesão foi fundada por um grupo de 22 pessoas, e envolve atualmente dezenas de artesãs ligadas a grupos de mulheres e clubes de mães de toda a cidade. No imóvel cedido pelo município a entidade mantém produtos bordados, pintados, desenhos, miniaturas em madeira, mosaicos, patchwork, crochê, cerâmica, bijuterias, flores, velas e caixas em MDF, entre outros objetos decorativos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com