Cidades

Governo anuncia R$ 2,3 milhões na construção da UPA em Ipatinga

Segundo o secretário estadual de Saúde, a unidade terá capacidade para atender a 450 pessoas por dia

 

BH – O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, acordou com a Prefeitura de Ipatinga que o governo de Minas Gerais irá investir mais de R$2,3 milhões na construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e compra de equipamentos.
“Estamos dando um passo importante para a melhoria dos serviços de saúde, que são prestados no município. A efetivação da proposta será possível graças à parceria do Governo Federal e da prefeitura de Ipatinga. É um trabalho em conjunto”, afirmou o secretário Antônio Jorge.
A unidade, que será construída no terreno doado pela prefeitura, beneficiará cerca de 240 mil habitantes da região, podendo atender até 450 pacientes por dia. Para isso, ela contará com uma equipe de profissionais de no mínimo seis médicos por plantão, além de enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e radiologia, entre outros.
Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência da SES-MG, Rasível dos Reis, a UPA é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Saúde da Família e a Rede Hospitalar. “A principal missão da UPA é atender aos Usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da unidade, durante 24 horas, 7 dias da semana em caráter de urgência, com atendimento nas especialidades de clínica médica”, explicou.
A estrutura física da unidade segue o padrão estipulado pela SES-MG, apresentando como diferencial a tecnologia de gestão da clínica, padrões de sustentabilidade e a agilidade na construção. Ela contará com setores de prontoatendimento, atendimento de urgências, apoio diagnóstico e terapêutico, sala de observação, etc.
“Essa unidade será um ganho imensurável para a saúde do município, portanto, não mediremos esforços para que aconteça o mais breve possível”, finalizou o secretário municipal de saúde de Ipatinga, Arlen Ferreira. Segundo a PMI, o terreno está localizado na rua Macabeus, no bairro Canaã, ao lado do Centro Social Urbano.
Desde 2011, o governo de Minas já investiu mais de 20 milhões na construção de nove UPAs no Estado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com