Cidades

Governador anuncia medidas para educação

Escolas que se destacaram no Ideb 2011 receberam certificados Destaque da Educação Mineira     (Crédito: Gil Leonardi /Imprensa MG)

BH – O governador Antonio Anastasia assinou, nesta sexta-feira (14), mensagem encaminhando à Assembleia Legislativa de Minas Gerais projeto de lei que regulamenta a questão do 1/3 da jornada para que os professores planejem as aulas na rede de ensino estadual. O projeto institui ainda o Adicional por Extensão de Jornada e o Adicional por Exigência Curricular, prevendo a possibilidade de incorporação destes aos proventos de aposentadoria e assegurando a percepção no período de férias regulamentares.
A mensagem foi assinada durante o evento “Minas é Educação – Eu faço parte dessa história!”, que reuniu no auditório JK, na Cidade Administrativa, representantes de 150 escolas estaduais de todas as regiões do Estado. Ao lado da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, Antonio Anastasia entregou o certificado “Destaque da Educação Mineira”, para os estabelecimentos estaduais de ensino que obtiveram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado em agosto.

JORNADA DE 1/3
O projeto que implanta 1/3 da jornada dos professores para atividades extraclasses na rede estadual de ensino garante que os professores, em efetivo exercício na docência, tenham direito a um percentual de 33% de sua jornada dedicada ao planejamento de atividades. Atualmente, esse percentual é de 25%. A jornada padrão do professor da rede estadual é de 24 horas/aula semanais, sendo 18 na docência e seis para atividades extraclasse. O projeto prevê 16 horas/aula na docência e oito horas/aula semanais para atividades extraclasse.

RECONHECIMENTO
O governador entregou para sete escolas um certificado atestando que, devido aos resultados no Ideb e também pelas avaliações de diagnóstico do Governo de Minas (Proeb e Proalfa), elas são “Destaque da Educação Mineira”. Entre elas, está a Dom Helvécio (Ipatinga). No Ideb 2011, Minas Gerais conseguiu a primeira colocação no ranking dos estados nos anos iniciais do ensino fundamental; a segunda entre todas as redes estaduais do país, atrás de Santa Catarina, nos anos finais do ensino fundamental; e o terceiro melhor rede estadual do país, atrás de Santa Catarina e São Paulo, no ensino médio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com