Cultura

Galpão Cine Horto e CiaCasca apresentam espetáculo e oficina

A montagem do espetáculo “Quintal” é resultante da 4ª edição do projeto Cena-Espetáculo do Galpão Cine Horto (Crédito: Guto Muniz)


IPATINGA
– Entre os dias 16 e 21 de outubro, o Galpão Cine Horto – centro cultural do Grupo Galpão – e a CIACASCA desembarcam em Ipatinga, com apresentação da oficina “Para Casca- Corpo Presente”, no Centro Cultural Usiminas e apresentação do espetáculo “Quintal”, no Teatro Zélia Olguin.
A oficina ‘Para Casca-Corpo Presente’, a ser realizada de 16 a 19 de outubro, das 19h às 22h, será ministrada pelo diretor Joaquim Elias. É voltada para artistas cênicos (atores, bailarinos, performers, etc.), maiores de 16 anos, e oferecerá 20 vagas. Inspirado pelos ensinamentos de Philippe Gaulier, esta oficina é direcionada aos interessados em desenvolver uma presença autêntica, uma abertura para o contato e uma conexão com a sua criatividade. Os exercícios terão como foco o prazer de estar em cena – jogo -, partindo da ideia de que a presença não se cria, é o que se revela cada vez que os obstáculos são suprimidos. Serão utilizados diversos jogos de improvisação individuais, em duplas e em grupo.
As inscrições para a oficina são gratuitas e já podem ser feitas, através do envio de formulário preenchido para fabiofurtado@galpaocinehorto.com.br, até o dia 10 de outubro. A relação dos candidatos aprovados será divulgada no site do Galpão Cine Horto (www.galpaocinehorto.com.br) a partir do dia 11 de outubro.
O ministrante Joaquim Elias é professor de interpretação e expressão corporal, bailarino, ator e diretor. Atuou em vários grupos de dança e teatro como o Grupo Teatro Andante e Grupo 1° Ato. Participou de diversas montagens premiadas do teatro mineiro, entre elas “O beijo no asfalto” (Grupo Reviu a Volta), “O homem da cabeça de papelão” (Grupo Trama), “Till, a saga de um herói torto” (Grupo Galpão). Frequentou durante um ano a École Philippe Gaulier (Paris 2002-2003). Graduado em Psicologia pela Universidade FUMEC, atualmente faz especialização em Gestal-Terapia.

QUINTAL
O espetáculo será realizado nos dias 20 e 21/10, às 20h, no Teatro Zélia Olguin. A montagem do espetáculo “Quintal” é resultante da 4ª edição do projeto Cena-Espetáculo do Galpão Cine Horto. Criada pela jovem CIACASCA, formada pelos artistas João Filho e Francis Severino, a nova montagem também tem direção de Joaquim Elias e explora o universo do poeta Manoel de Barros, um dos mais importantes escritores brasileiros do século 20. Com dramaturgia original, o espetáculo narra as aventuras de dois irmãos unidos pela ausência do pai, obrigados a enfrentar os conflitos e descobertas de suas infâncias.

PROJETO CENA-ESPETÁCULO
Idealizado como um desdobramento do Festival de Cenas Curtas, em 2010 o Cena-Espetáculo tornou-se um projeto independente. A cada ano, o Galpão Cine Horto lança um edital que propõe a grupos e artistas interessados a criação de breves rascunhos de cena, de cinco a oito minutos, apresentados em uma mostra aberta ao público. Dessa mostra, quatro rascunhos são selecionados para se desenvolverem em cenas de 15 minutos, apresentadas na primeira noite do Festival de Cenas Curtas. Dentre essas quatro cenas, apenas uma é escolhida para receber o apoio do Galpão Cine Horto e se transformar em um novo espetáculo teatral, como aconteceu com ‘Quintal’ em 2011. Nas três primeiras edições do projeto, os grupos Teatro 171, Cia. do Chá e Agrupamento 1999=10 foram os vencedores, apresentando os espetáculos “Av. Pindorama, 171”, “A Mudança” e “1999=10”, respectivamente.

AGENDA
Oficina ‘PARA A CASCA – CORPO PRESENTE’, com Joaquim Elias
16 a 19 OUT 2012 | terça a sexta, 19h às 22h
Inscrições Gratuitas
Vagas: 20 | Público alvo: artistas cênicos (maiores de 16 anos)
Inscrições: envio de formulário para fabiofurtado@galpaocinehorto.com.br (até 10 OUT 2012)
Local: Centro Cultural Usiminas

Espetáculo “Quintal”
20 e 21 OUT 2012 | 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia)
Classificação: livre
Local: Teatro Zélia Olguin (Cariru, Ipatinga)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com