Esportes

Galo muda tática para encarar o Flamengo

RIO – Na véspera do último clássico contra o Cruzeiro, Levir Culpi teve que quebrar a cabeça para montar o time que entrou em campo no Mineirão. O excesso de lesões acabou indicando um caminho tático que deu certo, com vitória ante o rival e bom futebol: só um volante de origem entre os titulares e muita disciplina tática e comprometimento de toda equipe.

O esquema voltou a ser repetido pelo treinador em outras partidas e já pode ser considerado como o ‘número um’ da prancheta alvinegra. Contra o Flamengo, nesta quarta-feira, no Maracanã, o Galo deve voltar a apostar na formação, pela Copa do Brasil.

“É opção do treinador. Se ele opta por entrar com essa formação, é porque ele tem a confiança nos jogadores, como Dátolo. Eu já venho jogando nessa função há mais tempo. Creio que não deve mudar, porque está bem assim”, afirma Luan.

São exatamente Luan e Dátolo as duas peças táticas chave no time de Levir. Sem a bola, a dupla ajuda Josué como volantes. Com a bola, os dois têm papel ofensivo no time. O velocista é responsável pelas jogadas de contra-ataque. O argentino participa da organização da saída de bola.

“Todos nós somos importantes nessa equipe. Nessa função temos que ter ciência de recompor rapidamente e atacar com velocidade. Dátolo tem mais facilidade para sair e armar. Eu seguro para marcar e sair em velocidade. É uma formação bem montada pelo Levir para surpreender o adversário. Espero surpreender o Flamengo também”, explica Luan.

Com uma linha de quatro defensores, um volante ajuda na marcação, Luan e Dátolo fazem o papel de volante e armador. Maicosuel, Carlos e Diego Tardelli atuam com movimentação livre no ataque, mas também iniciam a marcação do adversário.

Esta, inclusive, é a característica que o goleiro Victor destaca da formação adotada por Levir. “Os jogadores estão entendendo bem a proposta do jogo. Mais importante que jogar com um jogador de marcação no meio é o comprometimento sem a bola. Dessa forma, a gente ganha velocidade e qualidade técnica com a posse de bola. É manter essa disciplina tática e jogo coletivo amanhã”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com