Cidades

Fundado há 50 anos, cemitério do Bom Jardim passa por reformas emergenciais

Afetado por ventania e também alvo de furtos e depredações, local é revigorado às vésperas do Dia dos Finados

 

IPATINGA – Em funcionamento há mais de meio século, o cemitério do bairro Bom Jardim, que já estava recebendo intervenções de revigoramento determinadas pela Prefeitura Municipal de Ipatinga em função da antiguidade e, também, depredações, foi um dos pontos afetados pela forte tempestade e vendaval que atingiram a cidade no último sábado (27). O vento de aproximadamente 80 km/h derrubou mais de 35 metros do muro frontal e parte da lateral do cemitério, que já tinha 20 metros do cercamento afetado, trazendo desconforto para a comunidade.

Na manhã de segunda-feira (29), o prefeito Nardyello Rocha esteve no local para uma vistoria, acompanhado do vereador Gilmarzinho e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Obras Públicas (Semop).

O prefeito Nardyello Rocha também visitou as obras de reforma da capela

RECUPERAÇÃO

Na oportunidade, o chefe do Executivo esclareceu que desde a última sexta-feira (27) os funcionários da prefeitura estão no local, fazendo a recuperação de parte do muro que já havia desmoronado, e também recuperando a capela, que foi depredada por vândalos.

“Atendendo a uma demanda da comunidade e também do vereador Gilmarzinho, desde a semana passada já havíamos iniciado as reformas no cemitério do Bom Jardim. Contudo, aconteceu um fato inédito na cidade no fim de semana, e os fortes ventos que sopraram sobre o nosso município no sábado geraram mais destruição no muro. Agora trabalhamos para recuperar todos os 70 metros do muro frontal”, disse o prefeito.

Nardyello tranqüiliza a população quanto ao andamento das obras. “Sabemos que na próxima sexta-feira (2) é o Dia dos Finados e muitas pessoas gostam de visitar os túmulos e lembrar com carinho de um ente querido. Por isso vamos trabalhar incansavelmente para preparar toda a reforma da capela, e ainda executar parte do muro, para trazer conforto a esses usuários”, garantiu.

 

REFORMAS

De forma emergencial, está sendo substituído dentro da capela o cabeamento de energia, que foi furtado no início do mês. A iluminação também está sendo substituída por LED de alta potência. As lâmpadas existentes ainda eram fluorescentes.

“A parte elétrica da capela era bem antiga e, por determinação do prefeito, estamos modernizando. Aproveitamos também para fazer a limpeza da caixa d’água, reparar o sistema de esgoto e substituir vasos sanitários, pias e torneiras, que foram quebrados ou roubados por vândalos”, explicou o secretário Adjunto de Obras, Anderson Lage.

Além da parte destas instalações, também está sendo realizada a construção de um novo muro. “O mais comprometido e o que demanda mais tempo é a parede frontal do cemitério. Mas o que pode ser feito pela Prefeitura nós faremos. Paralelo a esse serviço, vamos licitar uma empresa para dar continuidade às obras do muro”, acrescentou o secretário Adjunto.

 

APOIO DA COMUNIDADE

Os usuários que pretendem visitar o cemitério do Bom Jardim no próximo dia 2 de novembro encontrarão a capela limpa e restaurada, com nova pintura externa e interna.

O prefeito Nardyello Rocha faz um apelo. “Vamos entregar para a população uma capela totalmente revigorada, para maior conforto de quem precisar usar o local. Mas é preciso cuidar do patrimônio público. Peço à comunidade que denuncie os bandidos, os vândalos, entrando em contato com a polícia ou mesmo com a prefeitura pelo telefone 156”, recomendou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com