Cidades

Fundação mostra resultados da parceria com a RedEAmérica

TIMÓTEO – A Fundação Aperam e a RedEAmérica, por meio do Programa PorAmérica, possibilitou o desenvolvimento de dois grandes projetos: “Caminhos para Crescer”, da Cooperativa Ágape Massas e Sabores do Cachoeira do Vale (Coopermassas) e o “Empreendendo Sonhos”, da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego do Celeste e Região do Vale do Aço – Associação do Celeste, este último em aliança com a Associação Comunitária de Santo Antônio da Mata, do município vizinho de Marliéria – MG.

CAMINHOS

O projeto “Caminhos para Crescer” beneficia diretamente 8 famílias e indiretamente cerca de 40 pessoas, e possui como principal resultado a melhoria da gestão organizacional e do processo de comercialização da cooperativa, cujo valor de retirada das cooperadas teve um aumento em, aproximadamente, 17% ao longo de um ano. Para a presidente da Coopermassas, Amanda Soares, “Com os vários benefícios, a nossa cooperativa conseguiu se equiparar a uma grande empresa, e deste modo, somos mais concorrentes no mercado”. A presidente ainda completa, “A iniciativa deu oportunidade também para outras pessoas do bairro aumentando, assim, a renda da família”.

SONHOS
A geração de renda é um dos focos do projeto “Empreendendo Sonhos”, da Associação do Celeste, que beneficia, ao todo, 46 agricultores familiares, o que corresponde a cerca e 190 pessoas, cujo grupo é constituído majoritariamente por mulheres. Um dos maiores investimentos deste projeto foi a aquisição de equipamentos e vasilhames para estruturação da cozinha da Associação do Celeste, e de equipamentos de estufa e irrigação para a construção de uma horta comunitária na Associação de Santo Antônio da Mata. Com os investimentos na Associação do Celeste, houve também um aumento da renda dos associados em cerca de 30% desde o início do projeto. Segundo a presidente da Associação do Celeste, Marlene Imaculada, a Associação teve benefícios significativos com o projeto. “A nossa produção aumentou e, consequentemente, a venda e qualidade dos produtos também. O apoio que a Fundação Aperam Acesita nos dá traz mais credibilidade para a Associação”, conta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com