Cultura

Fundação Acesita integra programação na Semana Nacional dos Museus

TIMÓTEO – A Fundação Aperam Acesita participa da 20ª Semana Nacional de Museus – O poder dos museus. A programação conta com visita teatralizada/brincante – Caça ao Tesouro no museu da Aperam, exposição e show musical.

Durante o passeio, a desbravadora Bone percorre as salas e corredores da antiga Casa de Hóspedes. São nove módulos distribuídos pelas galerias do museu onde a história da Aperam é apresentada aos visitantes, por meio de utensílios, mobiliários e fotografias. Bone ainda estimula os participantes a encontrarem um tesouro. A partir de pistas e de um mapa, os visitantes se tornam desbravadores durante a Caça do Tesouro no museu.

Alunos visitando a exposição de Artesanato no Vale do Jequitinhonha

Construído em estilo neoclássico, hoje sede da Fundação Aperam Acesita, a construção erguida na década  de 1950, originalmente serviu de residência para os empregados da empresa vindos de outras cidades para trabalhar na até então Acesita.

ACERVO ABERTO

“Nosso acervo fica à disposição para a visita durante todo o ano. Aproveitamos a programação da Semana Nacional de Museus para reafirmar a importância da história da Aperam que se funde com a trajetória de Timóteo”, conta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Na última terça-feira (17), a programação foi aberta com a visita dos estudantes da Escola Estadual Capitão Egídio Lima. A professora do 3º ano, Rosimar Vieira Souza, aproveitou o momento para desenvolver uma atividade extraclasse com a turma. “Trabalhei a Semana dos Museus com os alunos em sala de aula e vi na visita uma oportunidade de deixar o aprendizado mais dinâmico. Com a iniciativa também foi oportuno associar todo conteúdo à história da nossa cidade”, conta.

ARTESANATO

Durante o passeio, os visitantes ainda conferem a Exposição de Artesanatos do Vale do Jequitinhonha. A mostra apresenta peças em argila, bordados, quadros em mosaicos e madeira, que retratam a cultura da região que é patrimônio imaterial de Minas Gerais. 

A Semana Nacional de Museus é uma das ações do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. De acordo com a organização da Semana, o tema Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

As visitas teatralizadas/ monitoradas são gratuitas e podem ser agendadas por meio do telefone 3849.7744.

AGENDA CULTURAL

A agenda cultural da Fundação Aperam recebe neste fim de semana, no sábado (21), às 20h, o show Tem que perdoar, de Deriquim Lima. Cirurgião dentista aposentado, Deriquim se reinventou se tornando músico, cantor e compositor. Tendo The Beatles, U2, Legião Urbana, entre outros ícones do rock como inspiração, nesta apresentação o artista apresenta seu trabalho autoral, com cinco canções inéditas. O repertório também conta com covers nacionais e internacionais. A classificação é livre. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Fundação Aperam a R$20 antecipados/meia-entrada e no dia/inteira R$40.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com