Nacionais

Fumaça dos incêndios florestais na Austrália chegam ao Brasil

A vasta nuvem desloca-se pela alta atmosfera e chegou terça-feira (07) no território brasileiro, pelo Rio Grande do Sul


RIO GRANDE DO SUL – A nuvem de fumaça dos incêndios na Austrália percorreu mais de 12 mil km, entrou na Argentina, via Chile, e deve chegar nesta terça-feira (07) ao Sul do Brasil. No entanto, segundo os especialistas, o fenômeno não deve prejudicar a saúde nem afetar o tráfego aéreo.

A Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) publicou, no Twitter, imagens de satélites que indicam o avanço da nuvem sobre o estado do Rio Grande do Sul.

Foto do Zoom Earth, divulgada pelo Inpe, mostra fumaça dos incêndios florestais australianos sobre o Rio Grande do Sul Foto: Reprodução / Twitter

OITO MILHÕES DE HECTARES

Os incêndios que atingem a Austrália desde setembro já destruíram uma superfície equivalente à Irlanda, isto é, oito milhões de hectares, e deixaram 24 mortos. Após um final de semana catastrófico, as equipes de bombeiros australianos, que contam com reforços dos Estados Unidos e do Canadá, aproveitaram algumas horas de chuva e uma diminuição nas temperaturas no local para avançar no controle dos focos dos incêndios.

O governo australiano mobilizou reservistas do Exército para atuar nas áreas atingidas e anunciou a liberação 1,4 bilhão de dólares (equivalente a 5,68 bilhões de reais), durante os próximos dois anos, para ajudar na recuperação dos danos provocados pelos incêndios florestais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com