Cidades

FSFX debate oportunidades na saúde com gestores municipais

(Fotos: Nilmar Lage)

 

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reuniu-se com gestores de saúde de 15 municípios da microrregião Leste de Minas Gerais, no Hospital Márcio Cunha (HMC), para debater sobre as dificuldades e as oportunidades na saúde pública da região. Além de conhecerem o novo Pronto-Socorro e as novas áreas da Unidade II do hospital, os convidados puderam assistir a uma ampla explanação sobre a atuação da FSFX e do HMC como referência regional para 35 municípios da região.

ESPECIALIDADES

O HMC possui ampla oferta de atendimentos especializados, como cirurgias cardíacas, os atendimentos em neurologia, oncologia, endovascular e eletrofisiologia. No entanto, muitas vezes, os gestores vêm encontrando dificuldades na destinação rápida e adequada dos pacientes por meio dos fluxos regulamentados pelo SUS. “Estamos mostrando que as portas do Hospital Márcio Cunha estão abertas para garantir o acesso dos pacientes de alta complexidade. O nosso Pronto-Socorro, agora totalmente revitalizado, continua recebendo, diariamente, casos graves como traumas, fraturas expostas, infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e emergências oncológicas e permanecerá atuante em seu propósito. Temos densidade tecnológica, equipes qualificadas e estruturas adequadas que nos propiciam atuar como referência em alta complexidade pelo SUS, dispensando o encaminhamento de pacientes a outras regiões mais distantes”, reforçou o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos. “O HMC quer ser parceiro dos municípios na luta por uma melhor estruturação e organização da rede de atenção à saúde na região”, pontuou.

ENTRAVES
O encontro foi muito bem recebido pelos convidados, que pretendem intensificar o diálogo com o poder público para viabilizar ações em sinergia com a FSFX. “O grande entrave que a gente vê é o acesso dos nossos usuários aos serviços, que pode ser no serviço de regulação, na forma de condução dos nossos pacientes. Falta a nós, gestores municipais de saúde, organizarmos para ter acesso a esses serviços de qualidade já oferecidos. A expectativa é que, com esses encontros, a gente consiga prosseguir para obter sucesso na organização dos serviços e para que os pacientes consigam ter acesso aos serviços oferecidos pelo Hospital Márcio Cunha.”, explicou o secretário de saúde de Belo Oriente, José Úvio Ribeiro Júnior.

ALINHAMENTO

Para o secretário de Saúde de Bugre e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde dos 35 municípios da microrregião Leste (COSEMS), Marcélio Teixeira da Costa, é preciso alinhar a discussão sobre o atendimento do fluxo nas diversas esferas políticas. “Essa aproximação da FSFX com os municípios é muito oportuna para que nós possamos não só conhecer as novas estruturas do hospital, mas também discutir junto com a instituição a melhor maneira dos serviços aqui prestados chegarem aos nossos usuários. Acho que isso é o que importa, ter um serviço de qualidade como nos foi apresentado.”

FLUXO
Referência para uma população de mais de 785 mil habitantes, o Hospital Márcio Cunha é o 3º hospital de Minas Gerais em número de internações pelo SUS e o 2º hospital-geral em realização de partos. “Hoje, dos seus 527 leitos, 303 são destinados para pacientes do SUS, conforme pactuamos com os órgãos públicos, o que nos propicia a realização de 20.500 internações por ano. Para atender aos 35 municípios de forma organizada, é importante garantir a efetividade dos fluxos para que os pacientes tenham acesso aos serviços ofertados pelo HMC”, explicou aos gestores o diretor do HMC, Mauro Oscar Soares de Souza Lima, durante o encontro.


Secretário de Saúde de Bugre e presidente do Conselho
de Secretarias Municipais de Saúde, Marcélio Teixeira da Costa


HMC faz esforço para se manter sustentável

A ampliação da infraestrutura de suas unidades e o constante investimento em atualização tecnológica permitem ao Hospital Márcio Cunha ofertar novos serviços e fontes de recursos para aprimorar os atendimentos prestados ao Sistema Único de Saúde. “A recente ampliação e modernização do HMC nos dá a oportunidade de reafirmar a consolidação de parcerias sustentáveis, como a já estabelecida com a Usiminas e também com o poder público por meio dos gestores municipais. Nada disso seria possível sem esta união de objetivos.

Da mesma maneira que mantemos uma relação sadia e sustentável com a Usiminas, nossa principal cliente na área de serviços de saúde da Fundação e grande investidora em projetos sólidos, queremos fortalecer uma parceria duradoura com os municípios da região. E é esta solidez que expressa a responsabilidade social verdadeira, capaz de trazer resultados reais para a sociedade. Somos uma instituição filantrópica, mas buscamos a estabilidade financeira dos nossos negócios. A FSFX hoje é sustentável porque tem um trabalho sólido e integrado entre suas unidades”, resume o diretor executivo, Luís Márcio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com