Cidades

FSFX apresenta Unidade de Oncologia a secretários

Secretários e secretárias de saúde do Leste de Minas durante visita à Unidade de Oncologia do HMC

IPATINGA
– A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) abriu as portas da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha para um encontro especial com secretários de saúde da macrorregional Leste de Minas Gerais. O principal objetivo da visita foi estreitar laços e abrir novas oportunidades de parcerias entre a Fundação, com seus serviços para o tratamento contra o câncer e outras doenças realizados por meio do Sistema Único de Saúde, e os municípios.

Recepcionados pelo superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Mauro Oscar Soares de Souza Lima, secretários de Ipatinga, Timóteo, Iapu, Braúnas, Mesquita, Açucena, Belo Oriente, Córrego Novo, Pingo D’água e São João do Oriente fizeram ainda uma visita guiada pela Unidade de Oncologia. Conheceram toda a área revitalizada e expandida recentemente, além dos investimentos realizados em incorporação tecnológica e na expansão das equipes multiprofissionais, através de recursos da própria Fundação, do Ministério da Saúde e de empresas parceiras como a Usiminas, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

PERTO DE CASA
“Queremos aprimorar e inovar cada vez mais na assistência ao paciente oncológico na nossa região. Nossa meta é que as pessoas não precisem mais se deslocar num momento tão delicado para outros centros, podendo realizar os tratamentos próximos de sua casa, de seus entes e da sua comunidade”, afirma Mauro Oscar.

O secretário de saúde Ipatinga, Eduardo Pena, elogiou a iniciativa. “Foi muito bom, a gente não tinha uma visão de todo o investimento lá empregado. É uma demonstração da vitalidade do serviço. É um sinal de que a tendência é sempre melhorar”. Para a secretária de Mesquita e presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Consems) – Regional Fabriciano, Denise Dutra, foi um momento de aproximação muito importante para a região.

“A Unidade de Oncologia, desde que foi incorporada pela FSFX ao Hospital Márcio Cunha, teve um grande crescimento e melhorou muito em termos de assistência, de humanização e acolhida do paciente e no seu acesso ao serviço, centralizando os tratamentos em um único lugar na região. O principal beneficiado desse processo é o paciente, que tem acesso a tratamentos de maior qualidade e, principalmente, com mais agilidade. Outra inovação importante do Hospital Márcio Cunha foi criação da Oncologia Pediátrica para abrilhantar ainda mais esse serviço, beneficiando a família, porque tira o paciente da estrada que antes precisava ir ao Mário Pena ou ao Luxemburgo em Belo Horizonte”, resume Denise.

Se Toque também participa do encontro

Parceira da Fundação no acolhimento voluntário de pacientes de outras cidades que vêm à Ipatinga para o tratamento contra o câncer na Unidade de Oncologia do HMC, o Grupo Se Toque também participou do encontro com os secretários. A representante Consuelo Barbosa também avaliou como positiva oportunidade para mostrar as atividades da Casa de Apoio do Se Toque e a disponibilidade em receber pacientes e acompanhantes das cidades vizinhas.

“Esse contato mais próximo com os secretários de saúde é muito importante, pois é através deles que a gente consegue facilitar a resolução das necessidades do pacientes na Casa de Apoio. Estabelecer esse elo entre os municípios, a Fundação e o Se Toque implica em mais acesso para as pessoas e em melhores resultados dos nossos serviços à comunidade”, explica Consuelo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com