Policia

Foragido, estuprador de Ipatinga é preso na Bahia

Marques foi acusado de uma série de roubos e atentados sexuais contra mulheres nos bairros Horto, Bom Retiro, Bela Vista e Cariru no final da década de 90      (Fotos: André Almeida)

IPATINGA – A Polícia Civil apresentou nesta quarta-feira (4) os resultados da operação que culminou na captura de Marques Alves dos Santos, 38 anos. O homem era foragido da Justiça e foi acusado de uma série de roubos e atentados sexuais contra mulheres nos bairros Horto, Bom Retiro, Bela Vista e Cariru no final da década de 90, quando ficou conhecido como o maníaco da bolsa.

Marques – pronuncia-se Marquês – foi preso na última quinta-feira (29) em Salvador, na Bahia, durante a operação denominada Cerco ao Marquês. Os trabalhos de investigação do paradeiro do foragido duraram cerca de quatro meses e foram desenvolvidos por uma equipe da Delegacia Regional de Ipatinga, chefiada pela delegada regional Irene Franco. No final do mês passado, uma equipe de policiais civis, comandada pelo delegado de Timóteo Gilmaro Alves, foi designada até a capital baiana para localizar e prender o fugitivo, que foi trazido na última sexta-feira (30) para o Vale do Aço.

Marques é considerado o maior estuprador em série da história de Ipatinga. Natural do município baiano de Paulo Afonso, mudou-se com a família para Minas Gerais ainda na infância. Em 1999, se tornou conhecido como o maníaco que atacava mulheres em áreas nobres de Ipatinga e, utilizando de força física e armas brancas, agredia suas vítimas e tomava suas bolsas e objetos de valor. Em alguns casos, também chegava a estuprar as mulheres. Segundo as investigações da época, o bandido agia com intensa violência e demonstrava prazer no sofrimento das mulheres.
Estima-se que, somados todos os seus crimes, a sua condenação possa ultrapassar os 120 anos de prisão.

Ao todo, foram oito roubos, três tentativas de estupro com roubo, um estupro tentado e um estupro consumado. Todos os crimes foram cometidos entre os meses de fevereiro e junho de 1999. Até sua captura, na quinta-feira, possuía dez mandados de prisão em aberto, relativos a 12 processos diferentes, além de uma condenação a nove anos e quatro meses pelo crime de estupro.

O caso foi apurado pela delegada de mulheres Vera Almeida Viana, que, ainda em 1999, conseguiu prender o estuprador. Marques chegou a ser condenado pela Justiça e cumpriu um ano de sua pena. Entretanto, em agosto de 2001, o bandido conseguiu fugir da antiga cadeia de Timóteo e se mudou para o Estado de Pernambuco. Pouco tempo depois, foi morar na Bahia, onde se fixou e permaneceu até ser preso novamente. Em Salvador, Marques se casou, teve uma filha e trabalhava como gesseiro, utilizando o nome falso de Vinícius Marcos da Silva.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, Marques usava a identidade falsa desde 2001, quando conseguiu uma certidão de nascimento falsificada, no final do período de sete meses em que esteve recolhido no Presídio de Salvador. Ele havia assaltado uma mulher no estacionamento de um Shopping Center e, ao ser preso por esse crime, no ano 2000, não dispunha de qualquer documento pessoal. O bandido informou chamar-se Marco Antônio da Silva, tendo cumprido a pena e assumindo o nome falso.

Ao ser preso pela Polícia Regional de Ipatinga na semana passada, não resistiu e também não negou que tivesse cometido os crimes. De acordo com a delegada Irene, o acusado também tem cooperado com as investigações.
Ontem, durante a sua apresentação, Marques disse que, após fugir do Vale do Aço, não cometeu mais nenhum estupro. Afirmou ainda que estava disposto a pagar na Justiça pelas “besteiras que fez no passado”.

Marques Alves foi levado para o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipatinga, onde aguardará os trâmites legais da Justiça para ser levado a um presídio. O estuprador já teria manifestado interesse em cumprir sua pena em Salvador.

ESTRATÉGIA
De acordo com a delegada regional Irene Franco, a prisão do foragido é fruto de uma nova dinâmica de trabalho implementada na Polícia Civil do Vale do Aço. Irene explicou que a estratégia é buscar criminosos foragidos para que seja aplicada a justiça. “Às vezes, a Polícia Civil tem que ir além do trabalho dela e acompanhar os casos até o final”, explicou a delegada, que afirmou que outras investigações serão revalidadas. “Vamos trazer à baila casos em que há foragidos da Justiça”, adiantou. Marques foi o primeiro bandido a ser pego pela nova metodologia justamente por ser o foragido com maior número de processos por crimes graves na Comarca de Ipatinga.


Nova metodologia: delegada Irene Franco disse que casos em que há foragidos serão acompanhados


“Espero que a pena desse canalha seja cumprida”, afirma pai de vítima

Ipatinga – O pai da vítima mais jovem do maníaco da bolsa esteve ontem (4) na sede da Delegacia Regional de Ipatinga, momentos depois da apresentação do bandido. Sem se identificar, o homem conversou com alguns jornalistas e afirmou que se sente aliviado com a prisão de Marques Alves dos Santos.

Em 1999, a filha, então com 14 anos, foi estuprada na própria casa pelo criminoso. A garota estava sozinha quando Marques invadiu a residência da família e, com muita agressividade, violentou a jovem.
Segundo o pai da vítima, a família sofreu com a fuga do estuprador, em 2001, mas agora o sentimento é de justiça.

“Espero que a pena desse canalha seja cumprida”, afirmou o senhor, que aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho da Polícia Civil.
Perguntado sobre o que diria ao bandido caso ficasse frente a frente com ele, o homem afirmou que espera nunca o encontrar. ”Eu não ficaria nas palavras, eu partiria para a ação”, disse.


O pai de uma das vítimas de Marques, estuprada aos 14 anos, lembrou o sofrimento com a fuga do
estuprador, em 2001

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com