Cultura

Filme “Cristiada” inicia projeto de cinema católico comentado

IPATINGA – Uma sessão gratuita do filme “Para Maior Glória” (For Greater Glory), a verdadeira história da Cristiada” marca o lançamento do projeto Cinema Católico Comentado, que pretende, mensalmente, apresentar uma obra cinematográfica relacionada a temas próprios do Catolicismo, como vida de santos, fatos históricos ou mesmo obras totalmente ficcionais que contenham reflexões doutrinais cristãs. A exibição será iniciada às 19 horas do dia 5 de outubro, sábado, na sala 304 da Rua Ponte Nova, 83, Centro e Ipatinga. O local é sede do Centro Santo Afonso de Ligório, que promove o projeto junto com o Instituto Cultural Princesa Isabel.

O filme Cristiada é baseado em fatos históricos ocorridos no México, entre os anos de 1926 a 1929, quando católicos entraram em luta armada contra o governo revolucionário do presidente Plutarco Calles, que lançou uma perseguição sistemática e violenta contra a Igreja Católica, estatizando os espaços religiosos, perseguindo e assassinando sacerdotes e leigos que protestavam contra o laicismo tirânico empreendido pelo Governo. Dirigido por Dean Wright e lançado em 2012, a película de produção mexicana, a mais cara já realizada no país até então, tem como protagonista o General Enrique Gorostieta, vivido pelo ator cubano Andy Garcia. O militar foi responsável por organizare liderar o exército cristero, que chegou a somar mais de 40 mil civis, em sua maioria, camponeses e trabalhadores católicos, que se rebelaram contra a tirania estatal, incluindo alguns padres.

SANTOS E MÁRTIRES

O filme mostra também dois dos principais mártires da Cristiada. O advogado e jornalista Anacleto González Flores, orador empolgante, professor e articulista em vários jornais da época, fundador da União Popular de Jalisco,uma das organizações essenciais na mobilização dos católicos. Foi preso em 01/04/1927, torturado e condenado sumariamente. Foi beatificado em 2005 junto com outros 12 mártires cristeros. Outro personagem importante é o adolescente Jose Sánchez del Rio, executado na frente dos pais enquanto repetia o brado de guerra dos cristeros: Viva Cristo Rei. A reprodução dessa cena e uma das mais emocionantes do filme. São Jose Sánchez foi canonizado em 2016 pelo Papa Francisco.

TRADIÇÃO

O breve comentário sobre o filme, para fins de contextualização do público e apresentação do projeto, será feito pelo professor, jornalista e escritor Moysés Maltta. Segundo a presidente do Instituto Cultural Princesa Isabel, a designer e fotógrafa Luma Cecília Costa, o objetivo do Cinema Católico Comentado é, por um lado, oferecer aos praticantes e simpatizantes do Catolicismo uma alternativa cultural capaz de despertar, nos telespectadores, “os valores superiores do Cristianismo, tais como preservados no tesouro da tradição da nossa Igreja Católica, Apostólica e Romana”. Por outro lado, segundo ela, é também uma ação de evangelização “na medida em que, por meio dos filmes que serão exibidos, pretendemos chamar a atenção para um estado de coisas existente na nossa sociedade e que é, flagrantemente, anticatólico”.

VIOLÊNCIA

Vale destacar o fato de que um evento tão importante, envolvendo um país vizinho ao Brasil, há menos de um século, e que deixou marcas espirituais profundas, como uma lista de santos, tenha ficado quase desconhecido do público católico. As leis anticristãs, que provocaram a Cristiada, impediram o funcionamento de hospitais e escolas católicas, nacionalizaram os bens da igreja e proibiram novas ordens religiosas e cultos realizados fora dos templos. As tropas governamentais usaram das mais atrozes formas de violência contra qualquer pessoa que se identificasse como católico e fosse contrário às medidas revolucionárias do governo. Só sacerdotes, foram assassinados 39 durante os três anos de guerra. Por fim, o governo cedeu, num acordo que anulou as leis anticatólicas ao custo do sangue de milhares de devotos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com