Cidades

FIEMG encerra seminário sobre competitividade e sustentabilidade

(Crédito: Divulgação Fiemg)

IPATINGA – A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, por meio da Regional Vale do Aço, do Sesi e do Comitê de Cidadania Empresarial realizou, nos dias 29 e 30 de outubro,o Seminário Indústria Competitiva e Sustentável, reunindo empresários, prefeitos, secretários municipais e convidados, no auditório do Centro Integrado Sesi Senai Fiemg.

A palestra magna do evento foi proferida por Cid Alledi, do Núcleo Ético, convidado para falar sobre as “Macrotendências e cenários futuros para as empresas brasileiras”,apresentando importantes dados sobre a sustentabilidade empresarial. Cid Alledi falou ainda sobre a importância da transparência corporativa e os cuidados que as empresas precisam ter em relação a ela, uma vez que as novas tecnologias da informação não possibilitam mais que segredos e falhas sejam disfarçados ou apagados por muito tempo.

“Empresas que passaram pela crítica severa do público e tiveram medo de perder parte de suas licenças para operar identificaram que a abertura honesta pode auxiliar imensamente na construção ou reconstrução do apoio público. Mas esteja alerta: o mesmo recipiente que torna o aquário corporativo visível para o mundo externo também pode distorcer sua visão. A transparência corporativa não é garantia de uma vida tranquila”, explicou, citando John Elikington.

No dia 30, na parte da manhã, os participantes assistiram a mesas redondas considerando a questão do relacionamento com a sociedade. Já na parte da tarde, com olhar na otimização de recursos naturais e produção mais eficiente, foram abordados os temas “Ecoeficiência: tendências e oportunidades de um novo mundo para os negócios” e “Eficiência energética: a força motriz do desenvolvimento e seus desafios para a sustentabilidade”.

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, ressaltou a importância do evento e da continuidade que será dada aos trabalhos. “Trabalhamos com temas extremamente importantes para termos empresas competitivas e um mercado diferenciado em nossa região. Todos os participantes preencheram uma ficha de avaliação com a possibilidade de marcar qual a área de interesse da empresa para receber uma posterior assessoria sobre o tema. A ideia é atender as demandas das empresas regionais formando grupos de trabalho para fazermos esses debates e assessorias”, explicou.

CIDADES SUSTENTÁVEIS
Durante o seminário, os representantes das prefeituras participaram do fechamento da etapa de capacitação das oficinas do programa Cooperação para Cidades Sustentáveis, com avaliação realizada pela banca de consultores técnicos, representante do Programa e Professor especialista da área.

O evento ainda foi palco para as prefeituras reafirmarem o compromisso com o programa, assinado em outubro de 2012. A plataforma Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem seguidas pelos municípios.
Participaram do repactuamento com o Programa as prefeituras de Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Marliéria, Timóteo, Ipatinga, Caratinga e Inhapim.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com