Cultura

Festival Takorama vai até o dia 30 deste mês

Festival internacional de cinema exibe curtas-metragens infantis gratuitamente pela internet,  e disponibiliza material pedagógico para educadores e famílias

IPATINGA – Educadores, crianças e jovens em todo o país têm até o dia 30 de novembro para participar do Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema. Com mais de 30 mil acessos, o festival segue levando entretenimento, arte e diversão gratuita, com a exibição de filmes de animação do mundo todo para jovens e crianças pela internet, com abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania. Os filmes já receberam mais de 55 mil visualizações e estão disponíveis pelo site www.takorama.com.br.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Aprendizagem, da Fundação Lemann e Imaginable Futures, o Takorama Brasil é uma iniciativa da Associação Internacional Films pour Enfants (filmes para crianças), proposto pela produtora 3emeio no Brasil. Tem como parceiros internacionais a Comissão Nacional Francesa da Unesco, Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) e grupo Growing up & understanding digital tools 3-6-9-12.

Ipatinga, Belo Horizonte, São Paulo e Recife estão entre as cidades que mais tem participado do Festival Takorama. Em Minas Gerais, o festival conta com a parceria do 13º Salão do Livro Vale do Aço, patrocinado pela Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, para chegar às escolas das redes públicas e privadas de 23 municípios mineiros. 

REFORÇO NAS AULAS REMOTAS

O Takorama traz diversas atividades lúdicas relacionadas a cada filme e alinhadas às competências da BNCC que proporciona momentos de interação com os participantes, possibilitando desenvolver atividades pedagógicas, conversas, brincadeiras e muita aprendizagem, após assistirem as animações.

A Escola Estadual Escola Estadual Herbert José de Souza –  Betinho, de Santana do Paraíso, contou com o conteúdo do Takorama para apoio às aulas remotas. Segundo a supervisora pedagógica dos Anos Iniciais da escola, Andrelane Maria do Nascimento Randow, as atividades do festival de cinema foram utilizadas como complemento do Plano de Estudos Tutorados (PET), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

“Os vídeos e as atividades do Festival Takorama foram muito bem-recebidos pelas professoras, alunos e seus familiares do 1º ao 5º ano da nossa escola. As crianças assistiram aos filmes, fizeram atividades sobre os curtas sobre os temas referentes aos curtas e votaram nos filmes que eles mais gostaram. A parceria da família foi fundamental para o retorno positivo dessa iniciativa”, detalha Andrelane.

Os educadores que têm utilizado os filmes do Festival Takorama nas aulas remotas, desenvolvendo as atividades pedagógicas, recebem certificado de participação do evento emitido pela Associação Internacional Films pour Enfants. O certificado comprova a experiência do educador com o festival de cinema internacional.

SERVIÇO

Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema

Prorrogado até 30 de novembro

Acesso gratuito e ilimitado pelo site www.takorama.com.br

Contato para informações: (81) 9 9263.1616 e e-mail: takoramabr@gmail.com

Classificação indicativa: 3 à 17 anos

Acompanhe o Takorama nas redes sociais

Instagram: @takoramabr

Facebook: @takorama.br

Canal Youtube: Takorama Festival de Cinema

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com