Cidades

Festival Gastronômico de Timóteo se firma no calendário de eventos

Com público de 3,5 mil pessoas e potencial para crescer, evento contribui para  desenvolvimento da economia local

TIMÓTEO – “O balanço é bem positivo e promissor pelo retorno que tivemos tanto dos comerciantes quanto do público que compareceu ao evento”. Foi com essa afirmação que o coordenador de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo, Ernani Bitencourt, resumiu a sua avaliação sobre o II Festival Gastronômico de Timóteo, realizado nos dias 7 e 8 de setembro e que reuniu aproximadamente 3,5 mil pessoas nos dois dias de evento.

Como parte da programação, foram realizados workshops e oficinas de culinária por meio de uma parceria com o Sindicato do Comercio Varejista do Vale do Aço (Sindcomércio) e Senac, entre os dias 4 e 6. No fim de semana, o festival teve com shows com bandas dos mais variados estilos musicais.

O Festival Gastronômico recebeu um público estimado em 3,5 pessoas, durante dois dias

PÚBLICO

“Neste ano identificamos a presença de um público diferente. Muita gente de outros municípios da região e até de fora marcaram presença, o que enriqueceu demais a experiência e acabou superando as expectativas”, avaliou Ernani, que aproveitou para agradecer aos parceiros da iniciativa como o Sindcomércio Vale do Aço, Senac, Circuito Turístico da Mata Atlântica de Minas (CTMAM), InterTV dos Vales, Emalto e Supermercado Big Plus, além do apoio das demais secretarias municipais que se envolveram para que o evento fosse possível.

ECONOMIA

Segundo Ernani Bitencourt, a iniciativa também foi importante do ponto de vista econômico e social, pois além de movimentar a economia local, também gerou empregos temporários. Paralelamente ao festival, foi realizada a feira de artesanato que levou à Praça 1º de Maio a produção de artesãos de Timóteo e Coronel Fabriciano que agregou ainda mais valor à iniciativa.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Hiler Félix a segunda edição do Festival foi organizado com o intuito de valorizar o comércio local e a comunidade, além de fomentar as vendas e divulgar os estabelecimentos participantes. O festival contou com 10 barracas de tira-gosto, hambúrguer, sobremesas e três cervejarias artesanais locais.

Para Evandro Vallone, da Xanna Beer, o festival foi um sucesso. Este foi o primeiro ano ele marcou presença no festival. “Ficamos satisfeitos com a organização e se tudo correr bem no próximo ano estaremos novamente aqui”, disse Evandro.

A Praça 1º de Maio foi o local da segunda edição do Festival

PRESTÍGIO

O proprietário da Cerveja Schiessl, Rodrigo, também aprovou a iniciativa. “Foi o segundo ano que participo. Mal começou o evento e já estava lotado. A população prestigiou e foi muito bom para difundir a cerveja artesanal do nosso município. Agradeço a Prefeitura que abraçou a causa (da produção da cerveja artesanal local)”, pontuou.

Priscila Moreira Ramos, do Nando´s Restaurante, concordou com a opinião de Rodrigo, acrescentando que as expectativas de vendas foram superadas. “Vendemos muito mais e o público foi maior que no ano anterior. Foram 180 porções de filé de tilápia só no primeiro dia”, comemorou.

“Foi muito gratificante. O apoio que tivemos da Prefeitura foi importante também”, contou Flávia Cristina, do Bar e Restaurante Tô na Roça. Ela aprovou a participação do seu estabelecimento no Festival Gastronômico de Timóteo e espera voltar em 2020.

Ernani adiantou que a Administração já estuda a possibilidade de ampliar o evento na próxima edição. “É bom que se diga que para os feirantes, este tipo de evento é bom não só por causa das vendas, mas também pela visibilidade que proporciona aos estabelecimentos”, concluiu.

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