Cultura

Festival da Criança reúne 4 mil no Centro Cultural Usiminas

O grupo Encena apresenta “Flicts”, a história das cores. O texto foi escrito pelo autor mineiro Ziraldo     (Crédito: Divulgação)

IPATINGA – Na próxima terça-feira, 02 de outubro, tem início as apresentações da edição 2012 do projeto Festival da Criança. No palco do Centro Cultural Usiminas, grupos de Ipatinga e Belo Horizonte se revezam, trazendo para o público infantil uma programação pra lá de especial. Na plateia, presença de alunos vindos de escolas e creches das cidades de Ipatinga, Fabriciano, Timóteo e Tarumirim. Realizado pela produtora cultural Marilda Lyra, o Festival da Criança é patrocinado pela Usiminas, com apoio do Usicultura, Panorama Tower Hotel e Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
No dia 02 de outubro o Espaço Cultural Casa Laboratório, traz para a cena o espetáculo “Tem Tudo Nessa Rua”, baseado na obra de Marcelo Xavier. O espetáculo criado em homenagem ao autor, surgiu do encontro do diretor João Carlos Cardoso e Marcelo Xavier em edições do Salão do Livro na cidade de Ipatinga. Desses encontros e da amizade entre os dois artistas, brotou a ideia de montar uma obra inspirada em seus livros.
O nome do livro “Tem de Tudo Nessa Rua” foi o mote para a criação de situações que não teve como objeto representar o livro e seus personagens, mas sim, apresentar a essência e o conceito da obra de maneira lúdica e divertida. As apresentações de “Tem Tudo Nessa Rua” acontecem às 9 da manhã e 15 da tarde, do dia 02 de outubro.

HYPÓLITA
No dia 03 de outubro, às 15 horas, a Yepocá Cia de Teatro, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo “Hypólita – Uma História de Amor”. Trata-se de um divertido e inusitado julgamento cênico musical para “espectadores jurados” de todas as idades. O grupo está em cena desde 2010. “Hypólita” conta a história de um homem que é acusado por um crime aparentemente banal – a retirada de uma raríssima flor que, segundo especialistas da imaginária cidade Gaia, desencadeará um desequilíbrio ambiental de proporções inimagináveis.

FLICTS
Às 15 horas, do dia 04 de outubro o grupo Encena apresenta “Flicts”, a história das cores. O texto foi escrito pelo autor mineiro Ziraldo, no ano que o homem pisou pela primeira vez na lua, em 1969. Com humor, o espetáculo mostra a aventura de Flicts, uma cor muito esperta, que por ser diferente das outras sete cores precisa usar sua inteligência e coragem para conquistar afetividade, cooperação e encontrar seu lugar no mundo. No desenrolar dos acontecimentos, vai cada vez mais sentindo-se amado e respeitado até a peripécia final que o leva a uma fantástica e inesquecível viagem.

NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO!
O Grupo Perna de Palco e Grupo Improvisso encerram as apresentações da primeira semana do Festival da Criança, com o espetáculo “Nhac! – Uma lição de queijo”. O espetáculo será apresentado em dois horários, 14 e 15h30, do dia 05 de outubro (sexta).
Com texto e trilha sonora de Ed Anderson e direção de Luzia di Resende “Nhac!” é um divertido musical infantil, que conta as aventuras de uma menina que não quer estudar e dos vários bichos da floresta onde ela vai buscar a Máquina do Saber. De maneira mágica e lúdica a criança vai aprendendo sobre ecologia e de como estudar é importante.
A entrada para os espetáculos desta primeira semana é franca e somente para agendamento escolar. Todos os horários já encontram-se esgotados. Contato: Marilda Lyra – (31) 8888 1041

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com