Cultura

Festa do Congado comemora restauração no Ipaneminha

IPATINGA – A prefeita Cecília Ferramenta participou neste domingo (19/10) da retomada da tradicional Festa do Congado, em Ipaneminha, evento que não acontecia há seis anos. Animada por danças, cantos e música, a festa tem apoio da PMI e é considerada uma das mais antigas manifestações culturais da cidade. A prefeita destacou que o resgate da cultura e do patrimônio histórico do município é uma das prioridades da administração municipal.

Este ano a novidade da Festa do Congado, que chegou à 57º edição, foi a conclusão das obras de restauração da sede do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário. A revitalização, autorizada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Ipatinga (Comphai), foi realizada com recursos do município. Além de novos vidros e pinturas que preservaram as características originais da sede do congado – bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural –, foram substituídos os sistemas hidráulico e elétrico, e a cozinha recebeu adequações, seguindo as normas da Vigilância Sanitária.

VALORIZAÇÃO

“O congado é uma manifestação que propicia um ambiente harmônico e familiar, mas também de reforço e valorização das manifestações culturais da cidade. Encontramos a sede do grupo totalmente depredada, e o município não mediu esforços em entregar à comunidade esse bem, totalmente recuperado”, comemorou a prefeita Cecília Ferramenta.

De acordo com o presidente do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, Aristeu Rosalino de Almeida, a revitalização feita pela prefeitura vai garantir a preservação do grupo de congado no município, hoje formado por 25 integrantes. “Estamos muitos satisfeitos com a restauração feita pela PMI. Esse espaço guarda as tradições e com toda certeza, a restauração vai fortalecer ainda mais o nosso congado”, aposta Aristeu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com