Nacionais

Fechamento de hospital em Fabriciano agrava situação em todo Vale do Aço

TIMÓTEO – Diante do fechamento do Hospital José Maria Morais, de Coronel Fabriciano, a população de Timóteo deve utilizar os serviços de urgência da forma mais adequada. O Município conta com dois serviços de urgência e emergência: o Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria, e o Hospital e Maternidade Vital Brazil. A orientação é para que os cidadãos procurem essas unidades somente em casos graves – Classificação de Risco Amarelo, Laranja e Vermelho.
Nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (30/05) esclarece que a principal porta de acesso para os casos menos graves é a Unidade Básica de Saúde mais perto do seu bairro. "Elas podem resolver até 85% dos problemas de saúde mais comuns da população", esclarece o secretário de Saúde, César Luz.

DIFICULDADES

Segundo ele, há algumas semanas, vem aumentando a dificuldade para a transferência de pacientes para unidades hospitalares na região. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que existem mais de 100 pessoas aguardando uma transferência pelo Sistema SUSfacil, no Vale do Aço. "O fechamento do HJMM de Coronel Fabriciano torna dramática uma situação que já era grave", esclarece.
Unidade de urgência intermediária municipal, o Centro de Saúde João Otávio (CSJO), no bairro Olaria, segundo a Secretaria de Saúde, tem registrado demanda crescente de atendimento nas últimas três semanas. Cerca de 30 casos de pacientes graves que permaneceram em suas dependências até por uma semana foram registrados, sendo que a unidade não tem estrutura necessária para internação após a estabilização do quadro clínico dos pacientes.

NÚMEROS
Durante o ano de 2016, o CSJO realizou 42 mil atendimentos e, somente nos três primeiros meses deste ano, um total de 9.511 pessoas foram assistidas, superando 3 mil usuários mensais. 75% dos casos atendidos pelo CSJO este ano são de pacientes classificados nas cores Verde e Azul, segundo o Protocolo de Manchester, ou seja, casos não-graves e em que não há risco de morte ou agravo à saúde.
Com a interrupção da entrada de novos pacientes no Hospital José Maria Morais de Coronel Fabriciano, a Secretaria de Saúde de Timóteo informa que o Centro de Saúde João Otávio e o Hospital e Maternidade Vital Brasil somente atenderão casos graves, classificados como Amarelo, Laranja e Vermelho. A medida visa reservar a estrutura das unidades para o socorro a pacientes que apresentem maior risco à sua integridade.

UNIDADES BÁSICAS

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população de Timóteo a procurar as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com 16 Equipes de Saúde da Família, sempre que precisar de atendimento que não seja emergencial, de 7h às 17h. Paralelo a essas medidas emergenciais, a Prefeitura de Timóteo está atuando em conjunto com outras Administrações Municipais da região nos níveis Estadual e Federal de Gestão do SUS, para sensibilizar sobre a gravidade dos fatos e cobrar medidas emergenciais para a grave situação que se instalou na região.

COMUNICADO

Fechamento de hospital em
Fabriciano preocupa Timóteo

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal de Timóteo divulgou nesta terça-feira nota à população a respeito do fechamento do Hospital São Camilo em Coronel Fabriciano. A medida tem reflexos sensíveis na área de saúde também nas cidades vizinhas. A íntegra da nota é a seguinte:

Diante da grave situação gerada pelo fechamento do Hospital José Maria Morais de Coronel Fabriciano (ex São Camilo), que afeta diretamente o município de Timóteo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público orientar e esclarecer a população sobre o seguinte:
– O Centro de Saúde João Otávio (CSJO), unidade de urgência intermediária, vem atendendo a uma crescente demanda nas últimas três semanas, com cerca de 30 casos de pacientes graves que permaneceram em suas dependências até por uma semana, sem que o CSJO conte com Internação Hospitalar, estrutura necessária pós a estabilização do quadro clínico desses pacientes.

– Diante desse quadro, deve-se registrar que os hospitais da região e o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) vem fazendo um esforço para internar esses pacientes que são socorridos pelo CSJO, numa atuação colaborativa e conjunta entre as equipes profissionais, o que tem se mostrado decisivo para evitar-se o agravamento e complicações de quem precisa da assistência à saúde no Município.

– Em 2016, o CSJO realizou 42 mil atendimentos e, somente nos três primeiros meses deste ano, 9.511 pessoas foram assistidas, superando 3 mil usuários mensais acolhidos. Os atendimentos prestados estão assim classificados (Protocolo de Manchester):
Verde 6.182
Azul 1.024
Amarela 1.843
Laranja 420
Vermelha 42

– Como pode observar-se, 75% dos casos atendidos pelo CSJO nos três primeiros meses de 2017 são de pacientes Verde e Azul, ou seja, casos não-graves e em que não há risco de morte ou agravo à saúde.

– Diante dessa evidência, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população de Timóteo a procurar as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com 16 Equipes de Saúde da Família, sempre que precisar de atendimento que não seja emergencial de 7h às 17h.

– Assim, com a grave crise instalada pela interrupção da entrada de novos pacientes no Hospital José Maria Morais de Coronel Fabriciano, o CSJO e o HMVB somente atenderão a casos graves, classificados como Amarelo, Laranja e Vermelho, medida explicada por terem que reservar a sua estrutura para o socorro a pacientes que apresentem risco iminente à sua integridade.

– Na linha do que já vem sendo realizado com dedicação pelas Equipes de Saúde da Família, sublinha-se a recomendação para que se monitore a população dos seus territórios ainda com mais especial atenção, dedicando toda ênfase para evitar-se a casos agudos, acolhendo com cuidado continuado as pessoas em condições de saúde vulnerável.

A Prefeitura Municipal de Timóteo está atuando junto aos níveis Estadual e Federal de Gestão do SUS, no sentido de sensibilizar esses entes para a gravidade dos fatos que ocorrem no Vale de Aço, cobrando medidas emergenciais para a grave situação que se instalou na região.

Timóteo, 30 de maio de 2017.

PREFEITURA DE TIMÓTEO – PRIMEIRO AS PESSOAS

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com