Cidades

Farmácia Popular em Timóteo fez 14 mil atendimentos em 2013

TIMÓTEO – A Farmácia Popular do Brasil em Timóteo contabilizou 14.256 atendimentos no ano passado. No mês de janeiro deste ano, foram realizados 1.239 atendimentos. O balanço foi divulgado pelo secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Ricardo Martins Araújo. “A Farmácia Popular amplia o acesso aos medicamentos considerados essenciais a preço de custo. O programa reforça os serviços de assistência farmacêutica da rede municipal, que fornece uma lista básica de medicamentos gratuitos”, explica o secretário.

DEMANDA
Os medicamentos mais solicitados são para o tratamento de hipertensão e diabetes. Também tem grande procura medicamentos específicos para tratamento de artrite reumatóide, colite e osteoporose. Para o tratamento de asma, diabetes e hipertensão os produtos são disponibilizados sem nenhum custo. A Farmácia Popular do Brasil fica localizada na Rua 15 de Novembro, 85, Centro Norte, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para ter o acesso ao serviço o usuário deve levar a receita que tem validade de 120 dias a partir da data de prescrição, CPF e Registro Geral (identidade). Caso o usuário não possa comparecer ao local, uma terceira pessoa poderá retirar os medicamentos gratuitos mediante procuração (autenticada em cartório) e xerox ou originais dos documentos do procurador e do usuário. A equipe de atendimento é composta por duas assistentes de gestão e uma farmacêutica.

REDE CONVENIADA
O governo federal criou o programa Farmácia Popular do Brasil com execução pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde, que adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias populares. O programa também atua em parceria com a rede particular através do programa “Aqui tem Farmácia Popular”.

 

Medicamentos ofertados
Em Timóteo, a Farmácia Popular do Brasil foi criada em abril de 2009. A unidade distribui gratuitamente os principais medicamentos ofertados no mercado para:

Hipertensão:
Atenolol 25mg
Captopril 25mg
Enalapril 10mg e Enalapril 20mg
Furosemida 40mg
Hidroclorotiazida 25mg
Losartana 50mg
Metildopa 250mg e Metildopa 500mg
Nifedipina Retard 20mg
Propranolol 40mg
Verapamil 80mg

Diabetes:
Glibenclamida 5mg
Metformina 500mg e Metformina 850mg
Asma:
Salbutamol 2mg cp
Salbutamol 2mg/5mL xarope

Locais de distribuição
Em Timóteo, as farmácias privadas que possuem o Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, são: Drogaria Oliveira (algumas lojas do Centro Norte), Farmácia Indiana (apenas na loja da Alameda 31 de Outubro), Drogaria Paiva (bairro Ana Rita), Drogaria Altino (Centro Sul), Drogaria Central (Centro Norte). A lista de medicamentos gratuitos da rede particular é diferente da lista de medicamentos da Farmácia Popular do Brasil.

A rede particular não possui na lista de anti-hipertensivos a Furosemida e a Metildopa. A insulina é encontrada na lista da rede particular e não faz parte da lista da rede municipal. Dessa forma, o usuário deverá se informar nos locais que atendem o Programa Farmácia Popular do Brasil (rede pública, como a nossa) ou na rede que atende o Programa “Aqui Tem Farmácia Popular” (rede particular).

SERVIÇO

Farmácia Popular do Brasil
Telefone para contato (ramal): 3848 – 1861
Horário de funcionamento: de 08:00 às 18:00h de segunda a sexta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com