Cultura

Fabriciano revisa Patrimônio Cultural e inclui novos imóveis

Foto: Elvira Nascimento

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Diretoria de Cultura e com o acompanhamento do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, concluiu neste mês a revisão do Inventário do Patrimônio Cultural do município referente à Seção l, que abrange a área central da cidade.

O trabalho foi iniciado em julho e é divulgado com o objetivo de informar a sociedade os resultados obtidos, e assim democratizar o acesso às informações sobre o trabalho realizado pelo município, na gestão da Política Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. Neste contexto, a inserção de novos bens e até mesmo novos tombamentos ou registro, podem ser propostos ao conselho por meio de ofício, sendo iniciativas individuais ou coletivas, por parte de qualquer segmento da sociedade.

A revisão do inventário é realizada anualmente e a cada ano é escolhida uma seção. Dessa vez, a equipe técnica da Diretoria de Cultura fez a inspeção de documentos e bens por meio de visitas de campo. Seis imóveis já tombados e outros três bens materiais, passíveis de tombamento foram incluídos.

Foram revisados:

· Salão Paroquial São José (Rua Dr. Querubino)

· E. E. Prof. Pedro Calmon (Rua Dr. Querubino)

· Colégio Angélica (Rua Maria Matos)

· Capela do Colégio Angélica (Rua Maria Matos)

. Sobrado dos Pereira Rua (Silvino Pereira)

· Capela N. Sra. Auxiliadora-Hospital Dr. José Maria Morais (Rua Argemiro José Ribeiro)

Foram incluídos

· Sede da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora

· Gruta Santa Terezinha

· Monumento: “Os Cinco Elementos da Natureza”

O inventário é um documento criado a partir de 2008 com o objetivo de valorizar e manter preservados os bens materiais e imateriais da cidade. Este documento relaciona os bens e relata suas condições com o passar dos anos. O inventário também possibilita à sociedade debater o valor histórico ou artístico de cada um e contribuir com a Política de preservação do Patrimônio Histórico e Artístico do Município.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Por meio da Diretoria e da Coordenação de Cultura do Município, órgãos ligados à Secretaria de Governança Educacional e Cultura, foi lançada neste mês de dezembro a campanha “Conheça a sua…, a nossa história!”. Segundo o diretor de cultura, Teco Teixeira, a iniciativa, financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, tem o objetivo de despertar no cidadão o interesse pela preservação do patrimônio, bem como valorizar os bens preservados, constituindo assim uma forma de educação patrimonial. Para 2022, a secretaria planeja várias ações, dentre elas a identificação de todos os bens culturais com selo QR code que fornecerá aos visitantes e turistas todas as informações de cada imóvel tombado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com