Cidades

Fabriciano realiza cirurgia de catarata no Vital Brazil

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal informou que, a partir deste mês, as cirurgias de catarata do município passam a ser realizadas no Hospital Vital Brazil, em Timóteo. A mudança é resultado de um novo convênio fechado entre o município e o Vital Brazil. Somente nesse ano, mais de 500 pacientes foram beneficiados com a cirurgia. Antes, o procedimento era realizado no Hospital São Sebastião, em Sabinópolis.

No próximo sábado (7) e domingo (8), mais 60 pacientes passarão pelo procedimento cirúrgico no Vital Brazil. E nos dias 14 e 15 de dezembro, mais 120 pacientes serão beneficiados. “Essa mudança vai proporcionar mais conforto aos pacientes, já que não será mais necessário viajar até Sabinópolis. E também vai facilitar a manutenção da consulta, que é realizada uma vez por mês”, afirma o secretário de Saúde de Fabriciano, Rubens Castro.

Todos os pacientes que passam pela cirurgia têm as despesas – como assistência pré e pós-operatória, disponibilização de colírios e estadia – custeadas pelo município. Também contam com a revisão para avaliar os resultados da cirurgia. Cada paciente ainda é contemplado com um frasco de colírio usado durante o período de recuperação.

CIRURGIA
Uma cirurgia de catarata está orçada, atualmente, em R$ 1.800, em média, e o município oferece esse serviço à população gratuitamente. Os interessados em fazer a cirurgia devem consultar com um médico do Sistema Único de Saúde (SUS), para, em seguida, caso haja necessidade de operação, serem encaminhados ao Centro de Especialidades e Programas de Saúde (Ceps).
A Prefeitura de Fabriciano iniciou a oferta da cirurgia em 2007, com o objetivo de zerar a demanda do município. De 2007 a 2013, mais de 6 mil pacientes passaram pela intervenção cirúrgica e receberam todo o tratamento necessário.

CATARATA
A catarata é uma doença que interfere na absorção de luz por parte do olho, o que ocasiona uma visão borrada. O portador também pode se sentir incomodado ao ter contato com luz forte. Entre as causas da doença, destacam-se má alimentação, estresse e exposição excessiva aos raios ultravioletas. Além disso, estima-se que cerca de 50% das pessoas acima de 55 anos desenvolvam a catarata. Não existe medicamento para curar a doença. O único tratamento conhecido atualmente é a cirurgia.


O secretário de Saúde Rubens Castro: mudança de Sabinópolis para Timóteo facilita manutenção de consulta

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com