Cidades

Fabriciano reage contra perda da UAI

Empresários na sede do Sindcomércio em Fabriciano: reivindicação será levada ao Governo Estadual
(Fotos: Emmanuel Franco)


FABRICIANO
– A decisão do Estado de implantar uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Ipatinga e, consequentemente, fechar as portas da UAI de Coronel Fabriciano, tem trazido muita preocupação ao comerciante fabricianense. Lojistas instalados no Centro da cidade que estão apreensivos com a mudança reuniram-se com representantes do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço para discutir a questão, que definiram como uma “grande perda para o município”.

CONSUMO
“O UAI de Fabriciano atende, diariamente, cerca de 1000 pessoas. É um contingente que circula por nossas lojas, faz compras e consome em todos os segmentos do comércio local. Com a mudança da unidade para o município vizinho, Fabriciano vai perder muito, vamos vender menos e o desemprego na cidade tende a aumentar”, analisou a comerciante Pollyana Vieira, da Minas Ótica, que colheu assinaturas de comerciantes e dos funcionários da UAI de Fabriciano para um abaixo-assinado contra a mudança. “Também fizemos uma postagem no Facebook que já tem quase 900 compartilhamentos”, comentou a lojista. Ainda segundo ela, os próprios funcionários do UAI do Centro de Fabriciano não têm informações sobre a mudança para Ipatinga.

VIZINHOS

Os empresários foram ouvidos pelo presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, que estava acompanhado do diretor administrativo da entidade, Jair Zanela, e do Assessor de Relações do Trabalho e Sindical, Tiago Barcelos. “Entendemos que a UAI de Fabriciano pode continuar, mesmo com a nova unidade de Ipatinga. A população de Timóteo, Marliéria, Jaguaraçu e de outras inúmeras cidades vizinhas já usufrui dos serviços prestados aqui em Fabriciano, assim como vai acontecer em Ipatinga com os moradores de cidades como Belo Oriente, Naque e Ipaba, que aproveitarão a nova unidade que lá será erguida. Então há a demanda e não vemos motivos para centralizar o atendimento do UAI em uma só cidade”, avalia Facundes.


“Há a demanda e não vemos motivos para centralizar o atendimento
da UAI em uma só cidade”, avalia José Maria


COMPENSAÇÃO

Atualmente a UAI de Fabriciano funciona em um imóvel (antiga sede da Minas Caixa) que pertence ao Estado. “Diferentemente de Timóteo e Ipatinga, Fabriciano não foi agraciada com grandes indústrias. O Comércio do Centro da cidade já vai perder muito com a transferência do Fórum da Justiça do Trabalho para o Bairro Belvedere, que deve acontecer nos próximos meses. Se a UAI também sair do Centro, a situação do lojista vai ficar muito complicada”, afirma Tiago Barcelos. O Assessor de Relações do Trabalho e Sindical observou, ainda, que a UAI de Fabriciano funciona em um local muito bem localizado e de fácil acesso, bem próximo da Rodoviária Municipal.

APOLÍTICO

Os comerciantes presentes à reunião ressaltaram a importância de se criar um manifesto escrito para ser enviado ao Governo Estadual pedindo a permanência do UAI em Fabriciano. Reforçaram, também, que o movimento deverá ser “apolítico”. “Queremos, por enquanto, envolver apenas as entidades. Já temos o apoio do Sindcomércio e pretendemos nos unir ao Rotary, à Acicel, ao Lions, à OAB, às igrejas, à Maçonaria e a outros interessados que não tenham vínculo com a política ou partidos. É uma reivindicação apartada, em prol do comerciante e da população fabricianense”, explica o empresário Carlos Lima, da empresa Foto Carlos.

O Sindcomércio e os empresários articulam uma reunião com as entidades para o próximo dia 8 de julho, em local ainda a ser definido. A intenção é formar uma comissão responsável por produzir o manifesto escrito e levá-lo ao Governo Estadual. “Sabemos que o governador Anastasia é de fácil acesso e vamos tentar agendar uma reunião o mais breve possível. Lutaremos para que a UAI de Fabriciano não feche as portas, mas também queremos uma nova unidade em Ipatinga”, complementou José Maria Facundes.


Tiago Barcelos lembrou que o Comércio no Centro da cidade já será
afetado com a mudança do Fórum da Justiça do Trabalho

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com