Cidades

Fabriciano pronta para a votação de 7 de outubro

Memória de resultado será usada pela primeira vez no Vale do Aço: maior capacidade de armazenamento

FABRICIANO – As cidades de Coronel Fabriciano e Antônio Dias, atendidas pela 97ª Zona Eleitoral, já estão preparadas para o pleito do próximo domingo (7). Juntas, as duas possuem 265 seções espalhadas em 60 locais de votação.
Todas as urnas que serão utilizadas no domingo já estão guardadas no Cartório Eleitoral da cidade. Na última segunda-feira (1º), foi feito o processo chamado de “carga de urna”, que consiste na checagem do funcionamento de todos os dispositivos das urnas e transferência, a partir de cartões de memória de carga, dos programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os dados dos candidatos e eleitores, como nome e número do título de eleitor da seção, também são inseridos.
Cada urna recebeu também um cartão de memória de votação, onde estão contidas as fotos dos candidatos, e as memórias de resultado, que, ao final da eleição, armazenam a votação das seções para transmissão para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Somente em Fabriciano, são esperados 78.311 eleitores.
Para o dia de votação, foi montado um esquema de segurança para o transporte das urnas eletrônicas. Elas sairão do Cartório Eleitoral de Fabriciano na tarde de sábado, e serão levadas para o Fórum da cidade. Às cinco da manhã de domingo, elas vão ser encaminhadas até os locais de votação pelos funcionários da Justiça Eleitoral, acompanhados de um policial militar. Como forma de garantir que tudo irá ocorrer bem, foram separadas 21 urnas eletrônicas reservas para a 97ª Zona.
Já para trabalhar na eleição, foram escalados 932 mesários em Coronel Fabriciano e 128 para Antônio Dias. O treinamento deles foi realizado no final do mês de agosto.

APURAÇÃO
Após a votação, prevista para acabar às cinco horas da tarde, as urnas vão ser direcionadas ao Clube Casa de Campo, em Fabriciano, para o início da apuração. A novidade desse ano é que, pela primeira vez no Vale do Aço, serão usadas as memórias de resultado, dispositivo que armazena os resultados e utiliza uma unidade USB, a mesma utilizada por pen-drives. O chefe do Cartório Eleitoral de Coronel Fabriciano, Vinícius Barros, explicou que esses dispositivos são melhores que os disquetes, utilizados até as eleições de 2010, pois têm capacidade maior que os modelos antigos.

PLANTÃO
Para atender à demanda dos últimos momentos antes da votação, os cartórios eleitorais da região vêm funcionando em regime de plantão. De segunda a sexta, eles estão abertos até as 19 horas registrando denúncias de irregularidades, realizando os preparativos finais e tirando dúvidas da população. Segundo os funcionários do cartório, o principal questionamento tem sido com relação à justificativa do voto, que pode ser feita no próprio dia 7, nos locais de votação, ou até 60 dias depois em qualquer cartório eleitoral.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com