Cidades

Fabriciano institui Comissão do Sistema de Controle de Incidentes

Rosângela Mendes retornou a locais que já tinha visitado na manhã de quinta-feira (31), após a forte chuva que atingiu a cidade

FABRICIANO – Dando continuidade às discussões iniciadas na última sexta-feira (1º), a Prefeitura de Coronel Fabriciano se reuniu novamente com órgãos de segurança pública, representantes do governo municipal e Defesa Civil. Na manhã desta segunda-feira (4), também participaram do encontro representantes da Copasa, Cemig e Hospital São Camilo.

A reunião serviu para instituir a Comissão do Sistema de Controle de Incidentes. Representando a Prefeitura, além da prefeita Rosângela Mendes, estiveram presentes os secretários municipais de Assistência Social, Júlia Restori; de Obras Públicas, Letícia Bittar; de Governo, Rogério Thomaz; de Comunicação e Gestão Estratégica, Ângelo Cola; e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Galba Gomes.

O Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ipatinga, Capitão Jefferson, ressaltou a importância da união dos entes na preparação de ações em caso de desastres naturais. “Estamos criando um sistema coordenado e inteligente para traçar ações preventivas e de urgência que serão tomadas em conjunto”, informa.

Para a prefeita Rosângela Mendes, a organização desta comissão fortalece as ações de proteção e melhoria de qualidade de vida dos fabricianenses. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade que órgãos como Copasa, Cemig e o próprio Hospital São Camilo tiveram com nossa proposta. São medidas de precaução que serão tomadas por uma equipe integrada para atuar em casos de emergência. Vamos iniciar um mapeamento de rotas de deslocamento de vítimas de deslizamentos ou alagamentos, que será feito em parceria entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”, explica Rosângela Mendes.

Ainda na manhã desta segunda-feira, o coordenador da Defesa Civil, Irnac Valadares, acompanhado do Tenente Ferraz, comandante do Corpo de Bombeiros de Fabriciano, fez um levantamento de áreas seguras para evacuação de pessoas. “Não temos previsões de chuvas muito fortes pelos próximos dias, mas com a formalização desta Comissão, se for preciso, teremos apoio de transporte aéreo para vítimas de desastres naturais”, esclarece.

REGIONAL
Na próxima quarta-feira (6), haverá uma reunião com representantes de Timóteo. Futuramente, a prefeita Rosângela Mendes pretende agendar com gestores de Ipatinga para discutir a criação de uma comissão em âmbito regional. “Estamos pensando de forma metropolitana. É preciso que nossas cidades estejam integradas com bom diálogo para que juntos possamos trabalhar preventivamente e ajudar uns aos outros em casos emergenciais”, acrescenta Rosângela Mendes.

VISTORIA
Neste final de semana, a prefeita visitou áreas de riscos nos bairros Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Carmo, Contente, Santa Luzia e São Domingos. Acompanhada da secretária de Obras Públicas, Letícia Bittar, Rosângela Mendes retornou a locais que já tinha visitado na manhã de quinta-feira (31), após a forte chuva que atingiu a cidade. Ainda no final de semana, o serviço de limpeza realizou a desobstrução de vias.

SERVIÇO
Em caso de deslizamento de terra ou alagamento de casas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3846-7071; com a Polícia Militar, pelo 190; ou Corpo de Bombeiros, através dos números 193 ou 3846-7016.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com