Cidades

Fabriciano e Ipatinga apuram novos índices de Dengue

(DA REDAÇÃO) – As prefeituras de Coronel Fabriciano e Ipatinga realizam de segunda (21) a quarta-feira (23), o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Liraa) deste ano. O objetivo é identificar onde estão concentrados os focos de dengue para direcionar as ações de mobilização no combate ao mosquito.

Em Fabriciano, no primeiro levantamento deste ano, realizado em janeiro, o Liraa do município foi de 1,6%. No segundo, em março, caiu para 1,5%, sendo considerado o menor entre as cidades do Vale do Aço. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando o Liraa está em 1% é satisfatório; entre 1 e 3,9%, é de alerta; e acima de 3,9% alto risco.
“Por meio do Liraa vamos identificar o cenário atual de infestação do mosquito da dengue no munícipio e direcionar o trabalho da equipe de Endemias”, explica a coordenadora de Endemias de Fabriciano, Amanda Fernandes.

IPATINGA

Em Ipatinga, estão previstas visitas a residências, lotes vagos e logradouros públicos, para vistoria e coletas de larvas do mosquito transmissor da dengue, se encontrado.

A coordenadora da Seção de Controle de Zoonoses de Ipatinga, Márcia Andréa Prado, lembra que a apuração do Liraa é fundamental para definir as ações do Plano Municipal de Enfrentamento à Dengue, que precisarão ser intensificadas no período que antecede o verão. A profissional reforça que o clima quente e úmido, característico da estação, é considerado crítico por oferecer condições ideais à proliferação do mosquito da dengue.

Em caso de dúvida, o morador pode confirmar a identidade do agente de sua área (bairro) junto à Vigilância Epidemiológica e ao Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelo telefone (31) 3829-8383.

 

‘Todos contra a dengue’ em Cachoeira do Vale
TIMÓTEO
– O distrito de Cachoeira do Vale recebe neste sábado o “Mutirão da Cidadania – Todos contra a dengue”, promovido pela Prefeitura de Timóteo para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A partir das 8h, técnicos e agentes de combate a endemias, acompanhados de servidores municipais voluntários, visitarão as residências e distribuirão panfletos educativos e sacos para recolher lixo.

A concentração do mutirão “Todos contra a dengue” acontecerá na sede da Subprefeitura, em Cachoeira do Vale, de onde os grupos sairão para visitas domiciliares, acompanhados de máquinas e caminhões da Prefeitura de Timóteo, que também farão a coleta de entulhos.

A preocupação da Prefeitura de Timóteo se justifica: no ano passado o município ficou em segundo lugar no ranking da dengue em Minas Gerais, e em 2013 já foram notificados aproximadamente 6 mil casos. Além disso, 90% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados nas residências.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com