Cidades

Fabriciano discute Conferência Coletiva das Cidades com municípios da região

FABRICIANO – A prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (13), representantes dos municípios que irão promover a 5ª Conferência das Cidades. Timóteo, Santana do Paraíso, Açucena, Antônio Dias e Inhapim são os municípios, até o momento, que aceitaram o convite de Coronel Fabriciano para a realização da Conferência Coletiva. Na reunião, foi composta uma comissão de trabalho para organizar os preparativos do evento, programado para acontecer no dia 25 de maio, em local ainda a ser definido.

A prefeita Rosângela Mendes explica que o objetivo das reuniões preparatórias é informar e estimular os municípios a se organizarem para a 5ª Conferência das Cidades. “É importante essa motivação. E é também uma forma de capacitar os municípios que nunca realizaram uma Conferência das Cidades. Na Conferência Coletiva, os municípios tratarão tudo de forma individual, apesar de o espaço ser coletivo. A Conferência Coletiva será uma forma ampla de discussão, respeitando as questões individuais de cada cidade e debatendo o desenvolvimento regional”, afirma Rosângela.

As reuniões estão sendo organizadas pela secretária de Planejamento Urbano de Fabriciano, Lusia Rabello, que é também membro da Comissão Preparatória Estadual da 5ª Conferência das Cidades de Minas Gerais. “Estamos promovendo as reuniões preparatórias para padronizar as informações e oficializar o interesse dos municípios de participar da Conferência Coletiva, onde cada município apresentará suas diretrizes, seus relatórios individuais e a validação da sua conferência. Vale lembrar que não é uma Conferência Regional. A Coletiva é uma ‘coleção’ de conferências”, exemplifica.

PRAZO
Para participar da Conferência das Cidades, os municípios têm até o dia 30 de março para fazer a convocação. O Poder Público convoca a Conferência por meio de publicação de decreto. Posteriormente, cada município deve apresentar comprovante da publicação do decreto, constituir uma Comissão Preparatória Municipal e comunicar à Comissão Preparatória Estadual, dentre outros encaminhamentos. A comissão de trabalho formada por Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso, Açucena, Inhapim e Antônio Dias se reunirá quinzenalmente.

As conferências municipais devem ser realizadas até 1º de junho. A Conferência Estadual, cujo tema é “Desenvolvimento Urbano e integração regional das cidades de Minas Gerais”, será realizada em setembro. O tema da Conferência Nacional, que acontece em novembro, é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com