Cidades

Fabriciano da início a vacinação antirrábica

A vacinação é gratuita e obrigatória, exceto para animais que foram vacinados em estabelecimentos particulares

 

FABRICIANO – A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza, neste sábado (26), das 8h às 17h, a primeira etapa da campanha de vacinação antirrábica em área urbana, que compreenderá do bairro Amaro Lanari ao Santa Elói. A vacinação é gratuita e obrigatória, exceto para animais que foram vacinados em estabelecimentos particulares. A campanha será realizada nas Unidades de Saúde e postos de vacinação montados nos bairros.
A expectativa do município é vacinar cerca de 12 mil animais, entre cães e gatos. Neste ano, a campanha na zona urbana acontece em duas etapas (divididas por localidades), no próximo sábado e em junho, com o objetivo de aumentar o número de postos e facilitar o acesso à vacina. A campanha teve início na zona rural, nos dias 5 e 6 de maio, quando 605 animais foram imunizados, sendo 485 cães e 120 gatos.

ORIENTAÇÕES
A coordenadora do Setor de Endemias da Prefeitura, Amanda Fernandes, recomenda que os animais sejam levados por um adulto até o posto de vacinação. “Se o animal for feroz, ele deve estar com focinheira e coleira para evitar acidentes. Gatos, que são animais ariscos, podem ser levados dentro de sacos de pano, para proteger os donos e os agentes de saúde”, orienta.
Amanda Fernandes informa, ainda, que os animais que forem vacinados pela primeira vez serão cadastrados para receberem a segunda dose depois de 30 dias. “Lembramos que todos os animais que receberam a dose da vacina em anos anteriores devem ser novamente vacinados”, ressalta.

DOENÇA
A raiva é uma doença causada por vírus. Na área urbana, é mais comum a infecção de cães e gatos. O contágio com o agente causador se dá por meio da saliva desses animais. Por isso, em todo o país, é administrada a vacina para conter a proliferação da doença.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com