Cultura

Exposição Portinari entra na segunda fase

IPATINGA – A história do Brasil contada por 39 réplicas de obras do maior pintor modernista brasileiro. Essa é a essência de “O Brasil de Portinari”, complemento da segunda fase da exposição “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga”, em exibição na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas. A exposição será reaberta à visitação nesta terça-feira (20), de terça a sábado, 10h às 21h.
Com o patrocínio exclusivo da Usiminas, a exposição Portinari conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Instituto Portinari e Instituto Cultural Usiminas e produção executiva da Base Projetos Especiais.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas destaca que a segunda fase da exposição proporcionará ao público mais conhecimento sobre o pintor modernista por meio do trabalho do estilista Ronaldo Fraga. “Após o sucesso da primeira fase da exposição no Centro Cultural Usiminas, temos o prazer em abrigar mais uma etapa deste trabalho rico em cultura que conta muito sobre a história do Brasil. A Usiminas, por meio do Instituto Cultural Usiminas, se orgulha em abraçar este projeto pois tem a certeza que a cultura é fundamental na construção de uma sociedade e uma base sustentadora de transformações relevantes em nosso país”, frisa.

O BRASIL DE PORTINARI
As réplicas de Portinari que chegam à exposição estão divididas em seis módulos: “Histórico”, “Paisagens”, “Cultura Brasileira”, “Social”, “Cenas de Trabalho” e “Etnias Plurais”. Nesses ambientes, os visitantes poderão apreciar réplicas de famosas obras do artista como, “Descobrimento”, “Primeira Missa”, “Circo”, “Espantalhos”, “Retirantes”, “Brodowski”, “Pau Brasil” e “Cangaceiros”.
A coleção “O caderno secreto de Candido Portinari”, de Ronaldo Fraga, permanece na Galeria Hideo Kobayashi com as cores, formas e traços do universo portinariano, assim como na primeira fase da exposição, realizada de 9 de janeiro a 11 de março. A réplica do maior quadro de Candido Portinari em Minas Gerais, o painel Civilização Mineira, e seu processo de restauro da obra levaram o público a mergulhar na vida e obra de Portinari na primeira fase.
“Portinari retratou as belezas e mazelas de um Brasil rural e assim o fez por toda vida. O maior pintor modernista brasileiro criou obras que cantam cantigas de roda, voam como balões de São João, dançam em festas de casamento na roça e choram as dores dos retirantes da seca. Portinari inventou as cores certas para pintar a guerra e a paz”, detalha o curador da exposição Portinari, Ronaldo Fraga.

CULTURA DE PAZ

Com atividades direcionadas a alunos e professores de escolas de toda região do Vale do Aço, a exposição recebe nos dias 27 e 28 deste mês, das 19h às 22h, a oficina “Portinari – O Pintor da Paz – Por uma Cultura de Paz nas Escolas”. A oficina será ministrada pela coordenadora do núcleo de arte-educação do Projeto Portinari, Suely Avellar. A oficina é gratuita e voltada para educadores do município.
Por meio da obra “Guerra e Paz”, de 1956, de Portinari, a oficina visa incentivar, reflexões acerca de temas próprios a uma cultura de paz nas escolas, além de despertar a curiosidade pela arte e pela cultura brasileira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Ação Educativa, Centro Cultural Usiminas, pelo telefone 3824-3731.

AÇÃO EDUCATIVA

A exposição “Candido Portinari – Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga” também permitirá ao público visitante vivenciar experiência lúdica e envolvente, com maior aproximação do pintor e sua obra. As visitas guiadas à exposição, orientada por monitores especialmente capacitados, vão estimular leituras e reflexões da obra e da história de Candido Portinari.
Atividades com oficinas de arte referentes às obras da exposição serão oferecidas a estudantes e professores. Esta ação será ministrada às turmas previamente agendadas pela Ação Educativa, Centro Cultural Usiminas, pelo telefone 3824-3731.

SERVIÇO
Exposição Candido Portinari
Releitura do Painel Civilização Mineira por Ronaldo Fraga
20 de março a 6 de maio de 2018 (2ª fase)
Terça a sábado, 10h às 21h
Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas
Oficinas – 3824-3731.
Entrada Franca

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com