Cultura

Exposição “O Grande Vizinho” começa nesta terça-feira

Além de fotografias, Rodrigo Zeferino apresenta imagens e instalações artísticas em primeira mostra completa do trabalho

 

IPATINGA – A partir desta terça-feira (13), está aberta para visitação a exposição “O Grande Vizinho”, do artista visual Rodrigo Zeferino. A mostra pode ser visitada até o dia 2 de fevereiro, do próximo ano, na galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

Além das 35 fotografias, da primeira e da segunda etapas do projeto, também compõem a exposição uma instalação de vídeo, 2,5 toneladas de minério de ferro e uma escultura feita com material resultante do processo de manufatura do aço. Esta é a primeira vez que o artista se arrisca na criação de objetos tridimensionais.

OUTRAS LINGUAGENS

O fotógrafo relata que esta não é a primeira vez que trabalha com audiovisual, embora seja a primeira exposição que contará com esta linguagem. “Os vídeos surgiram da necessidade de movimento nas cenas. Lancei mão deste recurso quando a imagem estática da fotografia não dava conta da amplitude do que eu queria mostrar”, pontua.

Zeferino também revela como foi trabalhar com outras obras de arte. “Estou me arriscando em outras linguagens, trazendo esculturas espontâneas que são criadas todos os dias na rotina da fábrica. Colocá-las dentro da galeria é dar outro conceito a elas. Assim como o minério, que também foi uma experiência muito interessante. Tanto pelos detalhes do transporte e manuseio, quanto pelo impacto que ele causa, visual e sensorialmente”, avalia.

 OUTRO OLHAR

Ainda de acordo com o artista, foram cerca de dois anos de muito trabalho entre visitas à Usiminas e identificação de locais da cidade que resultariam em boas fotografias. Esta é a primeira vez que ele trata da cidade de Ipatinga, lugar onde vive atualmente, em um trabalho. “Por isso é muito importante mostrá-lo aqui pela primeira vez, para que as pessoas que também vivem aqui e convivem com essa paisagem, que foi a inspiração para o trabalho, possam apreciá-la sob um outro olhar”, destaca.

Zeferino não descarta a possibilidade de circulação da exposição em outras cidades, mas afirma “O impacto que essas imagens têm para quem vive em cidades industrial aqui é totalmente diferente. A percepção é outra”, completa.

Além da exposição, o projeto também prevê a realização de oficinas de fotografia com os artistas visuais Nilmar Lage, de Ipatinga, e Alexandre Sequeira, de Belém (PA), que acontecerão durante o período da exposição. A curadoria de todo o trabalho é do artista belorizontino Pedro David.

O GRANDE VIZINHO

A série fotográfica que ganhou visibilidade nacional, após receber o Prêmio FCW de Arte 2016/2017, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, em São Paulo, é um olhar poético sobre a relação de Ipatinga com a usina siderúrgica Usiminas, cuja planta ocupa o centro geográfico da cidade. Mas para esta exposição, o artista mineiro apresenta novidades em relação ao trabalho original: durante os últimos quatro meses ele circulou pela fábrica e interpretou em imagens o visual intrigante de seu interior.

O fotógrafo conta que, com a publicação das primeiras fotografias de “O Grande Vizinho” na imprensa e seu compartilhamento nas redes sociais, em 2017, ele começou a receber o feedback de moradores da cidade com suas impressões sobre o trabalho.

NEGOCIAÇÃO

Ainda de acordo com o artista, foi após uma longa negociação com a empresa, que é a patrocinadora do projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que ele recebeu autorização para fotografar com “liberdade criativa” e circular por todos os locais desejados nas áreas internas. Ele destaca que o objetivo não é retratar os processos com a fidelidade em que acontecem, mas mostrar uma visão descontruída dos ambientes.

GEORGE ORWELL

O título do trabalho é uma referência à famosa novela de George Orwell. Na sociedade distópica descrita pelo autor inglês no livro “1984”, todos os cidadãos são constantemente seguidos pelos olhos onipresentes do Grande Irmão, figura autoritária que representa o governo.

A população tem papel determinante no trabalho. Na construção do ensaio, o fotógrafo solicitou que moradores e funcionários de estabelecimentos posassem para as fotos. Para evidenciar a condição de proximidade entre cotidiano social e atividade siderúrgica, Zeferino posicionava no primeiro plano da imagem as janelas e sacadas das edificações ocupadas por essas pessoas, sempre num raio de 2 km da indústria.

Já a escolha por fotografar à noite traz as motivações pessoais de quem cresceu ouvindo uma antiga lenda urbana. Ainda há quem acredite no mito de que, enquanto a cidade dorme, a fábrica lança na atmosfera quantidades maiores de resíduos, sob o pretexto de que menos pessoas estariam observando.

QUIMERA

Ainda viva no imaginário popular, essa quimera do “céu escarlate”, de acordo com o fotógrafo que há décadas observa o fenômeno, é na verdade fruto da ilusão óptica causada pela refração e reflexão das luzes que iluminam ambas, usina e cidade, gerando uma aura de tons quentes sobre o perímetro urbano, fundindo fumaça, vapor e nuvens.

SERVIÇO

Exposição “O Grande Vizinho”

Data: 13 de novembro a 2 de fevereiro (2019).

Local: Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas.

 

Projeto O Grande Vizinho abre convocatória para oficinas

 

Os interessados em fotografia e artes visuais devem ficar atentos à data dos editais de seleção para as oficinas artísticas integrantes do projeto “O Grande Vizinho”. Entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2019 serão realizadas em Ipatinga (MG) duas oficinas de fotografia direcionadas para fotógrafos profissionais, amadores, videomakers, estudantes universitários e artistas visuais que utilizem linguagens variadas.

Com carga horária de 20 horas/aula cada, os grupos de estudo, pesquisa e experimentação serão divididos em aulas teóricas e práticas. O propósito é desenvolver o olhar crítico e criativo dos alunos na construção de um trabalho fotográfico de teor artístico.

As atividades serão ministradas pelos fotógrafos e artistas Alexandre Sequeira (Belém/PA) e Nilmar Lage (Ipatinga) e fazem parte da programação do projeto cultural “O Grande Vizinho”, realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Usiminas. O edital de seleção completo pode ser acessado pelo site http://rodrigozeferino.com/o-grande-vizinho/.

INSCRIÇÕES

Os interessados devem enviar portfolio contendo entre 10 e 20 imagens que tratem preferencialmente de um mesmo tema. Os critérios para seleção serão criatividade, coerência com o tema escolhido e capacidade de transmitir uma ideia através da imagem. Serão escolhidos 15 participantes em cada oficina, sendo que o mesmo candidato pode concorrer a vagas em ambas.

Todo o material deve ser comprimido num arquivo zip (ou similar) e não deve ultrapassar 10 MB de tamanho. O arquivo deve ser intitulado com o nome do concorrente e enviado para o e-mail rodrigozeferino@hotmail.com.

DESTAQUES

No campo assunto, deve constar os seguintes dizeres: “Inscrição para convocatória de oficinas do projeto O Grande Vizinho”. No corpo do e-mail o candidato também deverá preencher as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, atividade profissional ou curso universitário e período, endereço e telefone.

Cada participante deverá levar seu próprio equipamento. São permitidos desde câmeras profissionais até smartphones, sem nenhuma restrição. Estão incluídas saídas em grupo a campo para captação de imagens, com transporte gratuito em vans oferecido pelo projeto.

SERVIÇO

Oficina “Toda casa tem um pouco de museu”, com Alexandre Sequeira. A data limite para envio do material é dia 18 de novembro de 2018, até as 23h59. O resultado será divulgado no dia 21 de novembro de 2018. As aulas acontecerão diariamente entre 27 de novembro e 1º de dezembro.

Oficina Viu? Observe a cidade, com Nilmar Lage. A data limite para envio do material é dia 11 de dezembro de 2018, até as 23h59. O resultado será divulgado no dia 08 de janeiro. As aulas acontecerão diariamente entre 24 a 29 de janeiro (2019).

As aulas estão previstas para: das 18h às 22h, durante a semana, e das 14h às 18h, no final de semana, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. Os horários poderão ser flexibilizados a partir de comum acordo entre os professores e alunos. Os resultados serão divulgados no blog do projeto O Grande Vizinho http://rodrigozeferino.com/o-grande-vizinho/. Os selecionados também receberão comunicados por e-mail.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com