Cidades

Explosão no AF-1 causa pânico em Ipatinga, Usiminas descarta vítimas

IPATINGA – A Usiminas admitiu no final da noite desta terça-feira a ocorrência de um incidente no Alto-Forno 1, em Ipatinga. Um estrondo, acompanhando de chamas foi ouvido em vários pontos da cidade e com mais intensidade nos bairros próximos da Usina. Em nota, a Usiminas reconhece o incidente, mas afirma que não houve vítimas.

Foto de chamas atípicas no AF-1 recebida via WhatsAap

A íntegra da nota é a seguinte:

“A Usiminas informa a ocorrência de um incidente no Alto-Forno 1, na noite desta terça-feira (22). O equipamento estava em operação e, após passar por manutenção, ocorreu uma anormalidade no processo causando emissão de ruído e chama no topo, percebidos na área externa da usina. O evento foi rapidamente controlado pela equipe técnica, sem consequências para as pessoas.”

Cerimônia de Retomada do Alto-forno 1 da Usina de Ipatinga/Usiminas. Foto: Marcos Corrêa/PR – (Ipatinga – MG, 26/08/2020)

RETOMADA

No último dia 26, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Ipatinga para a solenidade de retomada de operações do AF-1, que estava paralisado desde o início da crise provocada pela pandemia. O alto-forno 1 foi o primeiro a ser instalado na Usiminas, na década de 1960. Ele tem a capacidade para produzir 2 mil toneladas de ferro gusa por dia, que é a primeira etapa do processo siderúrgico, e é considerado um símbolo da siderurgia nacional.

EXPLOSÃO DO GASÔMETRO

Em 10 de agosto de 2018, o gasômetro da Usiminas, em Ipatinga (MG), explodiu provocando pânico entre os moradores da cidade, que sentiram o impacto de tremores. À época, a situação foi rapidamente controlada e o gás foi cortado para evitar vazamentos.

A explosão no gasômetro também não causou mortes. O Corpo de Bombeiros informou que 34 pessoas foram encaminhadas ao Hospital Márcio Cunha —todas prestavam serviço para a Usiminas e nenhuma ficou em estado grave. Um dia depois, os 34 feridos já haviam recebido alta hospitalar, segundo a empresa. A Usiminas instalou uma comissão para apurar as causas do acidente no gasômetro, mas investigação não apontou responsáveis.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com