Nacionais

Expedicionários da FEB são homenageados por Dilma

Marcelo Camargo/Agência Brasil

BRASÍLIA – Quatro soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial foram condecorados ontem (8) pela presidenta Dilma Rousseff com as insígnias da Ordem Nacional do Mérito. A cerimônia, no Palácio do Planalto, marcou os 70 anos do Dia da Vitória, comemorado nesta sexta-feira em vários países. Ao discursar, a presidenta falou da honra em homenagear os “heróis” que ajudaram na luta “contra a discriminação e violência”.

Dilma lembrou que a participação do Brasil na guerra era vista com ceticismo. “[Com o envio dos soldados brasileiros] mostramos a confiança em nós mesmos, pois assim construiremos um Brasil melhor”, destacou a presidenta.

LIBERDADE
A atual presença de militares brasileiros nas missões de paz patrocinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), fórum criado após o fim da guerra, foi ressaltada por Dilma. “Queremos um mundo regido por normas e instituições democráticas, onde prevaleça a responsabilidade compartilhada, onde as sementes de liberdade floresçam”, disse. Foram condecorados os ex-combatentes Nestor da Silva, João Rodrigues Filho, Roberto Paulo Timponi e Melchisedech Afonso de Carvalho.

ENTRA NO CONFLITO
Em 1942, após o ataque de submarinos alemães a navios brasileiros, o Brasil decidiu entrar na guerra do lado dos aliados (Estados Unidos, França e Inglaterra) e enviou 25.334 soldados para combater em território italiano. Eles ficaram conhecidos como os Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Nos combates contra os países do Eixo, formado pela Alemanha, Itália e pelo Japão, 443 militares brasileiros morreram.

Ao todo, 70 milhões de pessoas perderam a vida no período da guerra, entre 1939 e 1945. Além do elevado número de mortos, a 2ª Guerra Mundial ficou marcada como a primeira vez em que foi utilizado um artefato nuclear. Embora 8 de maio seja considerada a data oficial do fim do conflito, o bombardeio atômico dos Estados Unidos na cidade japonesa de Hiroshima, no dia 6 de agosto de 1945, acabou de vez com o conflito. A explosão atômica matou, em segundos, 140 mil pessoas.

Pracinha lamenta guerras atuais
BRASÍLIA – A
os 97 anos, Nestor da Silva colocou o uniforme de coronel e compareceu ontem (8) ao Palácio do Planalto, onde foi homenageado ao lado de outros ex-combatentes, representando todos os brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Durante a cerimônia comemorativa dos 70 anos do Dia da Vitória, ele recebeu da presidenta Dilma Rousseff as insígnias da Ordem Nacional do Mérito.

O pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ressaltou que as guerras atuais são diferentes das do passado. “Agora [o que ocorre] é a guerra da guerrilha. É o lema do guerrilheiro que está em toda parte e não é encontrado em lugar nenhum”, disse, lamentando o fato de o mundo ainda não ter conseguido uma paz duradoura. “Infelizmente, depois de 70 anos, a gente ainda não vê no horizonte um sinal de uma paz eterna, que nós precisamos”.

RENDIÇÃO

Nestor da Silva marchou de Sul a Norte da Itália, e lembra da rendição de uma tropa alemã derrotada em combate pelos soldados brasileiros, com o apoio do Exército francês. “Essa divisão [militar] demonstrou que o soldado brasileiro é tão bom ou melhor do que aqueles que se julgavam maiores do que nós”. Segundo ele, os alemães “achavam que éramos uma sub-raça“.

Hoje, ele comemora a participação na guerra e a alegria de ter voltado para casa, para junto da família, o que chamou de “dádiva divina”. Para o pracinha brasileiro, o fato de navios brasileiros terem sido bombardeados por submarinos alemães, já seria motivo para que o Brasil entrasse no conflito.

POBRES
Boris Schnaiderman nasceu na Ucrânia em 1917. Em dezembro de 1925, veio para o Brasil com a família e foi morar no Rio de Janeiro. Em 1941, naturalizou-se brasileiro e acabou indo para a Itália lutar na 2ª Guerra Mundial, pela FEB. Segundo ele, muitos brasileiros que foram para a guerra eram pessoas humildes. “Classe média e mais ricos eram minoria na tropa. A grande maioria era do povo pobre do Brasil que não sabia o que estava fazendo ali”, d
isse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com