Cidades

Excesso de feriados prejudica o comércio

(Crédito: Paulo Sergio de Oliveira)

 

IPATINGA – Todo o comércio do Vale do Aço estará fechado nos próximos dias 18 e 21, feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes, respectivamente. Diante da negativa dos sindicatos laborais em negociar para que as lojas pudessem abrir nos dois dias, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) Vale do Aço, que representa os empresários, lamenta o excesso de recessos em 2014. Conforme a entidade, as folgas “prejudicarão não só lojistas das três principais cidades da região, mas toda a economia regional.”

INTERRUPÇÃO

Os feriados nacionais são disciplinados por lei federal, que determina que cada cidade pode decretar – por meio de lei municipal e de acordo com a tradição local – até quatro feriados religiosos ou dias de guarda. Portanto é a lei que define se o comércio deve estar fechado ou não, ficando a abertura nos dias de feriado dependentes de concessão dos sindicatos que representam os empregados.

“Os feriados interrompem nossas vendas e geram problemas de faturamento. Ao contrário do que muitos pensam, quando fechamos em um dia de recesso, não vendemos em dobro no dia seguinte, uma vez que o que se perde em um feriado jamais será recuperado. Então a lei nos penaliza”, avalia José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio.

RENDA EXTRA
O dirigente sindical acredita que os feriados tiram o direito do consumidor de ir às compras. “Vivemos em uma região cercada de indústrias, onde muitas pessoas trabalham em sistema de turnos e têm pouco tempo para comprar. Elas poderiam ir às ruas para consumir nos dias de recesso, mas acabam ficando sem opção”, reforça Facundes, acrescentando que jamais serão desrespeitados os direitos do trabalhador-comerciário. “Quem trabalha em feriados recebe por isso e ainda poderá ter direito a uma folga a ser combinada. Então muitas vezes é uma oportunidade de renda extra para milhares de pessoas”.

Porém, conforme José Maria Facundes, a melhor saída deveria ser uma revisão da atual legislação. “Em abril, por exemplo, em Ipatinga e Timóteo teremos nada menos que três feriados. Será um mês complicado para o comerciante das duas cidades, pois as duplicatas que vão vencer continuarão com o mesmo valor. Para que o país, o estado e a nossa região se desenvolvam em ritmo de primeiro mundo, teríamos que diminuir pelo menos pela metade a quantidade de feriados que existem atualmente”, analisa.

Em 2014
O presidente do Sindcomércio lembra que, tradicionalmente, os brasileiros usufruem de nove feriados nacionais por ano, mas que o país poderá ter ainda mais recessos em 2014 por causa da Copa do Mundo, que acontece de 12 de junho a 13 de julho. “Na primeira fase da Copa serão três jogos da Seleção Brasileira em dias úteis: 12/6 (quinta-feira), 17/6 (terça-feira) e 23/6 (segunda-feira). Caso nossa seleção avance até a fase final da competição, serão mais quatro jogos, e teremos mais uma partida do Brasil em dia útil”, descreve Facundes, informando que se for aplicada a Lei Geral da Copa, todos os dias de jogos da seleção brasileira poderão se tornar feriado.

29 DE ABRIL

Aniversário de Ipatinga e Timóteo, o próximo 29 de abril é mais um feriado que vai interromper as vendas do comércio. No entanto, em Ipatinga, o Sindcomércio Vale do Aço viabilizou negociação com o sindicato laboral e o funcionamento de supermercados, açougues, mercearias, varejões, hortifrutis e casas de carnes será normal. Não houve negociação em Timóteo, onde todo o comércio estará fechado.


“Ao contrário do que muitos pensam, quando fechamos em um dia de recesso,
não vendemos em dobro no dia seguinte”, observa Facundes
(Crédito: Emmanuel Franco)


Próximos feriados nacionais

18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)

Feriados municipais no Vale do Aço

Coronel Fabriciano
15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira)
Ipatinga
29 de abril – Emancipação (terça-feira)
15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira)
Timóteo
29 de abril – Aniversário de Timóteo (terça-feira)
19 de junho – Corpus Chisti (quinta-feira )
15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora (sexta-feira)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com