Nacionais

Ex-deputado federal Tilden Santiago morre vítima da COVID-19, aos 81 anos

BH – O ex-deputado federal e ex-embaixador em Cuba, Tilden Santiago morreu, nessa quarta-feira (2), aos 81 anos, vítima de complicações causadas pela COVID-19. Não haverá velório.

Tilden foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Exerceu o mandato de deputado federal pelo PT por três vezes e foi embaixador do Brasil em Cuba durante o primeiro governo do ex-presidente Lula.

Depois de integrar o governo de Aécio Neves (PSDB), Tilden deixou o PT, filiou-se ao Psol, PSB e mais recentemente não Cidadania.

Mineiro de Nova Era, Tilden Santiago era Formado em Filosofia e Jornalismo, ingressou na Ação Libertadora Nacional (ALN) depois do golpe militar de 1964.

Trabalhou no governo Itamar Franco como secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Mesmo depois de sair da Câmara Federal, algumas propostas de Tilden Santiago feitas quando ele ainda exercia mandato continuaram em pauta, como a inclusão da guarda compartilhada dos filhos de pais divorciados no Código Civil Brasileiro.

Em 2002 foi o terceiro colocado na eleição para Senador em Minas Gerais, pleito em que foram eleitos os dois mais votados. Conseguiu 3.301.171 votos, o equivalente a 20,57% do total.

Por assumir cargo na Cemig no governo de Aécio Neves em 2007, teve suspensa sua filiação no Partido dos Trabalhadores. No segundo semestre de 2008, Tilden filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em julho de 2010 foi anunciado como segundo suplente na chapa de Aécio Neves ao senado. O primeiro suplente foi Elmiro Nascimento, do DEM, enquanto a outra vaga para a disputa ao senado ficou com o ex-presidente da República Itamar Franco, e falecido em 2011.

Em 2012, foi ameaçado de expulsão do PSB por denunciar o partido de fraude na eleição em Contagem, em que o partido apoiou Durval Angelo (PT), enquanto Tilden declarou apoio a Carlin Moura (PCdoB).

Tilden exerceu as seguintes atividades profissionais e cargos públicos: editor de política, no Diário do Comércio e Jornal de Casa; comentarista político no jornal Opinião; ex-padre; secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, 1999-2000.

Atividades sindicais representativas de classe associativas e conselhos: presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais; membro da Comissão Nacional Pró-CUT; membro fundador da CUT; membro do Conselho de Representantes da FENAJ.

Tilden estudou Humanidades e Filosofia no Seminário de Mariana, 1952-1960; Teologia na Universidade Gregoriana, Roma, Itália, 1960-1963; Filosofia na UFMG, Belo Horizonte, 1974-1975; Mestrado em Filosofia, UFMG, Belo Horizonte, 1976

NOTA DO PT

Em nota, o PT lamentou a morte de Tilden Santiago. “O Partido dos Trabalhadores lamenta a morte de Tilden Santiago, vítima de Covid, ocorrida nesta quarta-feira, e se solidariza com seus familiares e amigos. Fundador do Jornal dos Bairros, marco da imprensa popular em Belo Horizonte nos anos setenta, e presidente do Sindicato dos Jornalistas Minas Gerais, foi perseguido e preso pela ditadura militar”.

A nota assinada por Gleise Hoffman lemrab ainda que Tildeon foi “fundador do PT e da CUT, foi ex-deputado federal por Minas Gerais, por três mandatos, e também embaixador do Brasil em Cuba no primeiro governo do ex-presidente Lula. Mineiro de Nova Era, Tilden Santiago foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental. Tilden deixa uma grande contribuição para as lutas do povo brasileiro, a quem dedicou sua luta e sua vida”, finaliza a presidenta do Partido dos Trabalhadores.

NOTA DO CIDADANIA

Tilden Santiago se filiou ao partido Cidadania em dezembro. O presidente estadual da sigla, deputado João Vitor Xavier, publicou uma nota de pesar. “Lamento profundamente o falecimento do ex-embaixador, ex-deputado federal e membro do diretório estadual do Cidadania/MG, Tilden Santiago. Tilden teve relevantes serviços prestados ao nosso estado e ao nosso país. Recentemente havia se filiado ao partido, tornando-se membro do nosso diretório. Com toda certeza fará muita falta. Em nome de todo o Cidadania Estadual deixo os meus sentimentos a toda a sua família e amigos”, disse.

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) também se pronunciou: “Dedicou sua vida aos mais pobres, e em todas as trincheiras onde lutou levava sua alegria, sua dedicação, sua fala empolgada que traduzia os sonhos de um Brasil melhor”. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com