Nacionais

EUA e Brasil assinam memorando para combater incêndios florestais

A iniciativa fornecerá tecnologia da informação para rastreamento e manejo de incêndios nas florestas brasileiras

BRASÍLIA – O governo dos Estados Unidos e o Ministério do Meio Ambiente assinaram, nesta quarta-feira (23), um memorando de entendimento para o desenvolvimento de soluções de combate à queima descontrolada em ambientes tropicais brasileiros. Randy Moore, chefe do Serviço Florestal dos EUA, e Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, assinaram o memorando. O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, Douglas Koneff, e o diretor da USAID no Brasil, Ted Gehr, participaram da cerimônia de assinatura.  

“O Ministério do Meio Ambiente é um parceiro sólido e de longa data, e valorizamos muito nossos esforços conjuntos nesta área. Esse memorando ajudará a equipar e trazer capacidades e tecnologia adicionais para equipes técnicas, tornando ambas as organizações mais preparadas para realizar ações de comando e controle na prevenção e gerenciamento de incêndios florestais”, disse Koneff.   

RASTREAMENTO

O memorando apoiará o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia da informação para rastreamento e gerenciamento de incêndios florestais, além de proporcionar treinamento, compartilhamento de experiência e conhecimento entre uma nova geração de cientistas e tecnólogos brasileiros e norte-americanos. O memorando também visa promover a cooperação técnica e o desenvolvimento de capacidades institucionais e individuais.  

Os elementos-chave de cooperação listados no memorando são:  

. Gerenciamento integrado de incêndios   

. Produtividade e Saúde do Ecossistema   

. Monitoramento de Recursos Florestais  

. Desenvolvimento de tecnologia e transferência voluntária em termos mutuamente acordados   

. Avaliação de danos e riscos    

. Gerenciamento de incêndios e seus impactos ecológicos   

. Bioeconomia   

. Serviços de Ecossistema   

. Gestão de áreas protegidas e concessões

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com