Nacionais

Estudantes da UFMG viajam ao Japão para intercâmbio tecnológico

BH – Cinco alunos da Escola de Engenharia foram selecionados para visitar as instalações siderúrgicas da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation no Japão. Empresa é uma das maiores multinacionais do setor e atua há 60 anos na Usiminas.

Cinco estudantes e um professor do mestrado em Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) embarcaram para o Japão, na última sexta-feira (29), para a 2ª edição do Programa de Visita “De uma ponta a outra”. A viagem de 13 dias é uma oportunidade de aprofundar a conhecimento sobre a tecnologia de produção de aço da multinacional Nippon Steel e Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) e da cultura de manufatura asiática.

Fabiano Maia Linhares, Gisele Márcia de Souza, Jéssica Dornelas, Rafael Fernandes e Rodrigo Madrona com o professor-instrutor Leandro Rocha Lemos

Fabiano Maia Linhares, Gisele Márcia de Souza, Jéssica Dornelas, Rafael Fernandes e Rodrigo Madrona e o professor-instrutor Leandro Rocha Lemos vão participar do roteiro que inclui visitas técnicas nas usinas siderúrgicas da NSSMC, Centro de Pesquisa e Engenharia, Fábrica da Toyota, Toyota Museu Comemorativo da Indústria e Tecnologia, além de passeios em Asakusa, que abriga o templo Sensô-ji, um dos pontos turísticos mais famosos do Japão; o bairro dos eletrônicos Akihabara e Kyoto, conhecida como a Velha Capital e a cidade dos samurais.

INTERCÂMBIO

O chefe do Escritório da NSSMC em Belo Horizonte, Osamu Nakagawa, ressalta que o programa tem o objetivo fortalecer o intercâmbio tecnológico entre o Estado de Minas Gerais e a NSSMC – iniciado há mais de 60 anos com a construção da Usiminas. “Brasileiros e japoneses têm muito o que aprender uns com os outros no processo de manufatura e pesquisa tecnológica. A UFMG tem profissionais qualificados e esperamos poder contribuir para ampliar a formação dos alunos selecionados”.

O reconhecimento da relevância da NSSMC e sua tecnologia aplicada à Usiminas despertou o interesse dos alunos, Rafael Fernandes e Rodrigo Madrona, que também são funcionários da siderúrgica do Vale do Aço, pelo programa “De uma ponta a outra”. Rafael é pesquisador do Centro de Pesquisas da Usiminas e afirma que o que mais interessa na viagem é a constatação de que o povo japonês idealiza seus projetos tendo como foco o coletivo e visão de longo prazo. Além disso, a oportunidade de conhecer tecnologias implementadas e em processo de desenvolvimento desperta grande interesse no estudante. “Como pesquisador, acredito que no contato com os profissionais do Centro de Pesquisas de Futsu podem-se abrir novos horizontes para linhas de estudos, principalmente na área de aciaria. Desde os softwares e as técnicas de simulação de processos utilizados, passando por análises de anormalidades, equipamentos aplicados na caracterização, etc”.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Para o professor Leandro Rocha Lemos, a parceria é de extrema valia para o aperfeiçoamento das habilidades técnico-científicas dos alunos, no âmbito de graduação e pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, fornecendo profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho global. “Itens como organização, metodologia, foco nos objetivos e metas, índices de produtividades, dentre outros, são muito relevantes na cultura japonesa e são exemplos a serem seguidos”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com