Cultura

Estudantes cultivam horta e melhoram a merenda escolar

O prefeito Keisson Drumond durante visita à horta da escola MAMP

TIMÓTEO – Alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), no bairro Alphaville, em Timóteo, receberam convidados especiais para o almoço nesta semana: o prefeito Keisson Drumond, a secretária de Educação, Cecília Siqueira, o vereador João de Souza Filho – Natinho, e alguns pais de alunos. Antes, acompanhadas das professoras e do diretor Edson José de Morais, mais de 50 crianças de sete a 10 anos de idade levaram os visitantes para conhecer a horta da escola, cultivada por eles, e outros projetos desenvolvidos no MAMP.

“Essa é a nossa horta, tio”, apontou Raysa, aluna de 9 anos, mostrando, com orgulho, os canteiros de couve, cebolinha, alface, cenoura e tomate que ocupam uma área atrás do parquinho da escola. As hortaliças e verduras são consumidas pelos próprios alunos, reforçando o cardápio da merenda. Nesta quinta-feira o cardápio foi arroz, feijão com linguiça, macarrão com carne moída e salada de alface e tomate. “O feijão está delicioso”, aprovou seu colega Lucas.

A horta é apenas uma das atividades desenvolvidas pelos alunos de tempo integral da escola do Alphaville. Eles ficam no MAMP de 7h às 17h, e, além das atividades pedagógicas, participam de oficinas de artes, praticam esportes e brincam muito, como convém a toda a criança. “Queremos fazer da escola um ambiente não só de aprendizagem, mas também de lazer e de prazer para todas as crianças”, resume o diretor Edson de Morais.

CIDADANIA
A visita do prefeito de Timóteo ao MAMP atendeu a um convite dos próprios alunos para mostrar sua bem cuidada horta. As verduras e legumes são cultivados com a participação direta das crianças, que se dividem em turmas, todos os dias, para molhar as plantas, retirar ervas daninhas, adubar e colher. “Isso é um exemplo do papel social que a escola também exerce, de formação da cidadania dessas crianças”, elogiou Keisson Drumond.

O prefeito aponta a experiência do MAMP como exemplo das mudanças implantadas na rede municipal de ensino. Além de reformas, aquisição de equipamentos e materiais didáticos, Keisson destacou a mudança de mentalidade e os avanços do projeto educacional implantado no início de 2013. “As escolas do município melhoraram muito, em todos os sentidos, graças aos esforços da Prefeitura e ao empenho de cada professor, diretor e funcionário. A merenda também melhorou muito, e o resultado desse comprometimento é uma educação de melhor qualidade, com alunos mais preparados e felizes”, finaliza Keisson Drumond.

Tempo integral nas escolas é meta da rede municipal
Levar as atividades em tempo integral para toda a rede municipal de Educação é uma meta da Administração. Com cerca de 250 alunos atendidos, a Secretaria de Educação de Timóteo já garantiu a implantação do programa em cinco escolas. Em quatro delas, há recursos do governo federal – Novo Tempo, MAMP, Angelina Alves de Carvalho e Infantil Ana Moura. Outra escola, Infantil João Bolinha, as atividades são bancadas com recursos do município.

A secretária municipal de Educação, Cecília Martins Siqueira, frisou que a implantação da escola em tempo integral em Timóteo é gradativa e deve incluir novas unidades em 2014. Para o ano que vem, o objetivo é chegar a nove escolas. “O projeto é para que, em 2015, tenhamos todas as escolas oferecendo atividades em tempo integral”, revelou a secretária, acrescentando que a medida devera beneficiar pelo menos 3 mil dos 6 mil alunos da rede municipal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com