Nacionais

Estudantes alegam erro de correção e notas baixas no Enem

De acordo com os estudantes, candidatos que acertaram de 30 a 45 questões tiveram notas entre 300 e 400 pontos, quando deveriam pontuar 700 a 800

VIÇOSA – Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, cidade da Zona da Mata, alegam erro na correção das questões. Alunos apontam um “déficit discrepante” nas notas das provas do segundo dia de aplicação – Matemática e Ciências da Natureza. A nota, comparada aos acertos do caderno de questões e analisada em relação às pontuações da Teoria de Resposta ao Item (TRI’s), teria sido dada com cerca de 400 pontos a menos do correto. O caso foi exposto por Duda Salabert nas redes sociais e o assunto se tornou um dos principais desta noite de sexta-feira (17).

Ainda de acordo com os estudantes, que se uniram para tomar providências, pessoas que acertaram cerca de 30 a 45 questões tiveram notas por volta de 300 e 400 pontos, quando deveriam vir na faixa dos 700 a 800. Os primeiros alunos a se mobilizarem são do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Eles apontam problema entre os alunos que realizaram prova no Pavilhão de Aulas (PVB) da universidade. Entretanto, surgiram denuncias a respeito de estudantes de Utaiutaba, no Triângulo Mineiro. Existe uma petição com mais de 540 assinaturas com os respectivos números de inscrição para rever a nota.

‘FRAUDE’

Arthur Monteiro Almeida, de 19 anos, deseja cursar medicina na UFV e se sentiu frustrado ao verificar as notas. “Me preparei o ano todo, morei em Belo Horizonte sozinho para realizar um cursinho, longe da minha família e dos meus amigos. Perdi noites de sono estudando, desgaste físico e emocional, fora o investimento que meus pais fizeram para eu realizar a prova de forma íntegra. Quando vi as notas hoje cedo perdi meu chão, elas não condiziam com a realidade, com o meu preparo e com meu número de acertos. Estou totalmente decepcionado”, contou.

Ele afirma que acertou 133 questões, sendo 30 de Linguagens, 37 de Ciências Humanas, 39 de Matemática e 27 de Ciências da Natureza. “O problema foi na prova de matemática e ciências da natureza, o segundo dia de aplicação da prova. A nota de matemática foi 363,4 e de natureza 411,6. Com essa quantidade de acertos em matemática minha nota ficaria em torno dos 900 pontos e ciências da natureza por volta dos 690”, explicou. “Não é papo de perdedor, é fraude, é totalmente incoerente essa nota. Eu estudei muito pra ficar sem nenhuma resposta”, acrescentou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com