Cidades

Estudante de Ipatinga é investigado por integrar rede de ataques virtuais

Webert Florêncio, morador de Ipatinga e estudante de medicina é investigado por CPI das Fake News

BRASÍLIA – As quebras de sigilos aprovadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News permitiram identificar quem são os responsáveis por operar dois dos perfis suspeitos de integrar uma rede de ataques virtuais a políticos.

Um dos perfis identificados é de Webert Florêncio, 25 anos, morador de Ipatinga (MG) e dono da página “Conservador Liberal”. Evangélico e estudante de Medicina, Florêncio passou a apoiar Bolsonaro em 2016 e fez parte de grupos como o “Direita Minas”. Hoje é entusiasta do partido bolsonarista em gestação, o Aliança pelo Brasil. A informação foi divulgada pelo Estadão.

A reportagem ainda diz que além do Instagram, onde possui 120 mil seguidores, o estudante administra mais três páginas no Facebook, todas com uma fotografia de Margaret Tatcher, a ex-premiê britânica conhecida como “Dama de Ferro”. Uma delas é uma página oficial do Conservador Liberal, além de um grupo público e as páginas de notícias “Conservador Liberal News” e de sátiras “Conservador Liberal em Memes”. São mais de 208 mil pessoas atingidas.

GABINETE DO ÓDIO

Os dados que levaram à identificação de Webert Florêncio chegaram à CPI em março, numa leva que também possibilitou aos investigadores estabelecer elo direto com o clã presidencial.

Deputados falam da existência de um núcleo central nomeado de “Gabinete do Ódio” que, como indica o nome, esforça-se em apontar nomes para a produção de montagens, memes, difamação.

A deputada federal Joice Hasselmann já afirmou que há mais de R$ 491.300 anuais “destinados a perseguir desafetos”. A apresentação levada por Hasselmann continha prints – que, segundo ela, são autenticados por um perito digital -, áudios, vídeos de ameaças a figuras inimigas do bolsonarismo e a identificação do local de trabalho de assessores que, em horários comerciais, ocupam-se de propagar as montagens.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com